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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Leonardo Augusto Luvisonpt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:35Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72344pt_BR
dc.description.abstractA evolução biológica possui uma singular importância para o distanciamento de uma abordagem desatualizada e mecanicista dos conhecimentos em Biologia. Apesar de sua importância, estudos têm demonstrado que uma grande proporção de estudantes em diversos níveis de ensino possuem ideias acerca da evolução biológica diferentes daquelas estabelecidas pela Ciência, geralmente marcadas pela atribuição de finalidade e progresso ao processo evolutivo. Muitos desses estudos empregam como referencial teórico a noção de obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo, como causa de estagnação e inércia na aprendizagem dos conceitos evolutivos. Considerando que o livro didático possui um papel centralizador na realidade educacional Brasileira, acreditamos que as pesquisas em ensino de evolução devem ser consideradas na elaboração desses materiais didáticos. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar livros didáticos de Biologia para o ensino médio no Brasil, sob a perspectiva dos obstáculos epistemológicos e ontogênicos ao desenvolvimento do pensamento evolutivo. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, 2012. A abordagem realizada pelos livros em relação aos seguintes conceitos e processos evolutivos é analisada: seleção natural, variação genética e fenotípica, adaptação, espécie, especiação, filogenia, migração e deriva genética. Apesar das pesquisas em ensino de Ciência sugerirem que a aprendizagem desses conceitos podem ser influenciadas por concepções alternativas dos alunos, os livros didáticos de modo geral não dão importância a esses aspectos no ensino de evolução. As principais tendências cognitivas que podem influenciar na aprendizagem de evolução, como o pensamento essencialista, a teleologia e a intencionalidade além de não serem consideradas pelos livros, por vezes são reforçadas por esses materiais didáticos. Como alternativa para uma abordagem contextual do ensino de evolução, discutimos algumas componentes históricas e filosóficas da evolução biológica que possam promover uma formação que considere as concepções alternativas do aluno e supere a demarcação entre o ensino dos conteúdos científicos e o de seus contextos de produção.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleObstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de Biologia do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873166pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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