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"Pegada ecológica : uma análise dos padrões de consumo de universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil"

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"Pegada ecológica : uma análise dos padrões de consumo de universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil"

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Título "Pegada ecológica : uma análise dos padrões de consumo de universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil"
Autor Bervian, Jonas Miguel
Orientador Guerra, Teresinha
Co-orientador Silvano, Renato Azevedo Matias
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Estudantes universitarios
Pegada ecológica
[en] Consumption pattern
[en] Ecological footprint
[en] Students from UFRGS
[en] Sustainability
Resumo O artigo apresenta uma pesquisa referente à Pegada Ecológica (PE) de estudantes de uma universidade pública no sul do Brasil. Essa metodologia quantifica a área do planeta, em hectares, na qual o indivíduo necessita para suprir sua demanda de consumo e assimilar os resíduos gerados. A análise é realizada por comparação das variâncias de PE. Nas categorias Renda e Etapas no Curso não ocorreram diferenças significativas. Na categoria Sexo, o gênero masculino obteve maior PE em relação ao feminino, sendo um fator influenciador. Entre os cursos pesquisados, Ciências Econômicas obteve maior PE. Na Religião os grupos Catolicismo e Sem Religião são fatores influenciadores.
Abstract The article presents a study on the Ecological Footprint (PE) of students at a public university in southern Brazil. This methodology quantifies the area of the planet, in hectares, in which the individual needs to meet its consumer demand and assimilate the waste generated. The analysis is performed by comparison of the variances of PE. In the categories Income and Steps Course no significant differences. In category Sex, males had a higher PE over female, being a factor of influence. Among the courses surveyed, Economics had the highest PE. In groups Catholicism Religion and No Religion factors are influencers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72351
Arquivos Descrição Formato
000877013.pdf (325.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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