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dc.contributor.advisorSantos, Luís Henrique Sacchi dospt_BR
dc.contributor.authorGerhardt, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:39Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72353pt_BR
dc.description.abstractExiste algo acontecendo no que diz respeito à saúde emocional, mental e física dos professores; algo que pude constatar, de modo não sistemático, durante os períodos em que realizei estágios obrigatórios de ensino como acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho foi investigar a condição de saúde dos/as professores/as de Ciências e de Biologia, cujas escolas têm estabelecido parcerias, na forma de estágios de docência, com a Universidade. A abordagem metodológica foi teórico-qualitativa, através da aplicação de questionários para avaliação da presença da Síndrome de Burnout e informações sócio demográficas. Também foram obtidos dados junto à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) a respeito do número total de professores, licenças saúde, faltas justificadas e não justificadas e exonerações entre os/as professores/as da rede estadual de ensino. Foram constatados níveis considerados altos em duas das três dimensões avaliadas da Síndrome de Burnout: exaustão emocional e despersonalização. Em relação à baixa realização pessoal, a maioria apresentou níveis baixos desse fator. Dados fornecidos pela SEDUC-RS revelaram uma queda gradual no número de exonerações e de licenças saúde nos últimos três anos no Estado e também a redução de faltas justificadas ou não, nos últimos cinco anos. Os resultados aqui demonstrados sugerem a possibilidade de a Síndrome estar sendo desencadeada entre o grupo estudado, pois há níveis altos de exaustão emocional e despersonalização. No entanto, os baixos índices a respeito da “baixa realização pessoal” podem estar compensando ou ajudando a conter as outras duas dimensões. Apesar dos índices de faltas, exonerações e licenças saúde terem diminuído nos últimos anos, deve-se ter atenção a eles, pois as dimensões da Síndrome de Burnout nos docentes tem se tornado cada vez mais comuns e podem estar relacionadas às atuais faltas e licenças, bem como a futuros abandonos da profissão. Em decorrência disto é que se fazem necessários maiores cuidados e atenção à saúde dos educadores. Em razão disso, necessitamos promover junto às esferas administrativas e à sociedade condições que possibilitem uma melhoria significativa nas condições de trabalho e de formação docentes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout : possível indicador da saúde entre professoras/es de Ciências e Biologia da rede pública estadual de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876560pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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