Repositório Digital

A- A A+

Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?

.

Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
Autor Rosa, Alice Backes da
Orientador Junqueira, Heloisa
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Biologia
Ensino médio
Resumo A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72356
Arquivos Descrição Formato
000872151.pdf (678.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.