Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Alice Backes dapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72356pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleAula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872151pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples