Repositório Digital

A- A A+

Conservação de Caiman latirostris (Daudin, 1801) : interações entre pescadores e o Jacaré-de-papo-amarelo na comunidade Barra do João Pedro, no município de Maquiné, RS.

.

Conservação de Caiman latirostris (Daudin, 1801) : interações entre pescadores e o Jacaré-de-papo-amarelo na comunidade Barra do João Pedro, no município de Maquiné, RS.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conservação de Caiman latirostris (Daudin, 1801) : interações entre pescadores e o Jacaré-de-papo-amarelo na comunidade Barra do João Pedro, no município de Maquiné, RS.
Autor Luz, Carina da
Orientador Verrastro Viñas, Laura
Co-orientador Vieira, Renata Cardoso
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Especialização em Diversidade e Conservação da Fauna.
Assunto Caça
Conservação da fauna
Jacare
Maquiné (RS)
Resumo O presente estudo se propôs a analisar as interações de uma comunidade ribeirinha conhecida como Barra do João Pedro, Rio Grande do Sul, Brasil com a espécie de crocodiliano, Caiman latirostris, popularmente conhecido como jacaré-do-papo-amarelo. A pesquisa realizada abordou através de um questionário, questões sociais, relação pescador/jacaré, interações sociais, hábitos da espécie, atividades de caça, uso do jacaré como recurso, conhecimentos sobre conservação e manejo, entre outras. Foram entrevistadas 16 pessoas ligadas diretamente à pesca na lagoa, com idades entre 19 e 64 anos. Os entrevistados apresentaram um conhecimento significativo em relação à espécie bem como suas interações. Foi observado o uso da espécie como recurso alimentar em 93,75% das entrevistas, incluindo o comércio. Foi constatada a caça utilizando diferentes métodos para a captura, sendo alguns visando especificamente o jacaré. Ocorreu identificação de pesca acidental destes indivíduos. Também para a região foi possível identificar um contínuo crescimento da urbanização nos arredores da lagoa o que pode estar diretamente relacionado, juntamente com a caça, com a diminuição da ocorrência da espécie no local estudado. Os entrevistados relataram não ocorrer nenhum programa de educação ambiental bem como demonstram não possuir consciência sobre a possibilidade de manejo desta ou de outras espécies na região.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72381
Arquivos Descrição Formato
000877292.pdf (1.083Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.