Repositório Digital

A- A A+

Comércio de Peixes ornamentais na cidade de Porto Alegre, RS

.

Comércio de Peixes ornamentais na cidade de Porto Alegre, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comércio de Peixes ornamentais na cidade de Porto Alegre, RS
Autor Oliveira, Márcia Alexsandra Rodrigues de
Orientador Giora, Julia
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Especialização em Diversidade e Conservação da Fauna.
Assunto Conservação
Peixes ornamentais : Criação
Porto Alegre (RS)
Resumo O conhecimento sobre as espécies de peixes ornamentais é uma importante ferramenta que pode ser utilizada na educação ambiental e na conservação da biodiversidade. Mas a comercialização desordenada sem fiscalização e a extração de peixes de ambientes naturais podem provocar a degradação dos ambientes aquáticos, resultando em declínio populacional de muitas espécies. Em vista disso, este trabalho tem como objetivos o levantamento e caracterização das espécies de peixes ornamentais mais comercializadas em Porto Alegre/RS, além da verificação de sua origem e procedência, traçando um perfil desta atividade no município. O presente trabalho se constitui de uma pesquisa com aplicação de questionário em sete lojas que comercializam peixes ornamentais, em Porto Alegre, além de entrevista com o órgão público brasileiro responsável pela fiscalização e proteção à natureza, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. O resultado do trabalho demonstrou que as espécies citadas pelos funcionários como as mais comercializadas foram o Cauda de véu (Carassius auratus), o Betta (Betta splendens), o Cardinal Tetra (Paracheirodon axelrodi) e o Paulistinha (Danio rerio). Conclui-se com este trabalho que o comércio de peixes ornamentais na cidade já está estabelecido porém operando sem fiscalização tanto quanto às espécies comercializadas quanto à procedência das mesmas, necessitando de maior presença do órgão ambiental responsável para a consolidação das diretrizes propostas por lei, que tornem a atividade sustentável, diminuindo a pressão sobre os ambientes naturais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72391
Arquivos Descrição Formato
000877618.pdf (622.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.