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Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental

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Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental

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Título Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental
Autor Kochhann, Renata
Orientador Chaves, Marcia Lorena Fagundes
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Aprendizagem
Memória episódica
[en] Episodic memory
[en] Incidental learning
[en] Intentional learning
[en] Persistence
Resumo Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas.
Abstract Background: The intentional/incidental learning can influence memory. The persistence of this effect assessed over time has been little studied up to date. Objectives: To evaluate the persistence of memory comparing intentional and incidental learning conditions. Method: The sample (120 functionally independent subjects, age ranging from 18 to 81 years old), was subdivided into two groups (experimental - intention to learn condition - and control). An ecological approach was applied for the incidental learning condition. The assessments were performed two and seven days after the encoding. Results: The intention to learn and the incidental acquisition (from daily life experiences) improved performance two but not seven days after the encoding. Conclusions: These findings suggest that motivational state (spontaneous or induced) which module the system of attention may be important for the improvement in the retrieval of the information learned.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/72414
Arquivos Descrição Formato
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