Repositório Digital

A- A A+

Adaptações evolutivas : aspectos comportamentais, mecanismos de defesa e predação em répteis

.

Adaptações evolutivas : aspectos comportamentais, mecanismos de defesa e predação em répteis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adaptações evolutivas : aspectos comportamentais, mecanismos de defesa e predação em répteis
Autor Torres, Rodrigo Souza
Orientador Bujes, Clovis de Souza
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Especialização em Diversidade e Conservação da Fauna.
Assunto Adaptação
Comportamento animal
Mecanismos de defesa
Predação
Répteis
Resumo A compreensão das relações ecológicas existentes entre as comunidades de animais silvestres continua sendo uma das principais preocupações em biologia animal. Os padrões comportamentais observados diretamente na natureza nos permite compreender melhor a dinâmica de vida dos animais e suas interrelações entre espécies, populações, comunidades e ecossistemas. Assim como ocorre em muitos grupos animais, os répteis atuam como predadores e presas, apresentando estratégias adaptativas à sobrevivência, e.g. autotomia caudal, glandulas de veneno com presas inoculadoras, casco e placas ósseas, além de coloração criptica, camuflagem e mimetismo. Estratégias de caça e comportamentos intimidatórios para atemorizar o inimigo como a postura bipedal (aposemática) observada em espécies de sáurios e o tamborilar da cauda de serpentes são estratégias comuns observadas entre as espécimes de répteis viventes, sendo estes padrões de conduta pouco estudados e/ou compreendidos. O objetivo deste estudo é realizar um inventariamento bibliográfico acerca das adaptações evolutivas e aspectos comportamentais de espécies representativas do grupo dos répteis relacionados a seus mecanismos de defesa e estratégias de caça, com vistas a agregar informações para o melhor entendimento de suas relações ecológicas, seu manejo e conservação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72546
Arquivos Descrição Formato
000877921.pdf (3.085Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.