Repositório Digital

A- A A+

Laboratórios de aprendizagem e produção de conhecimento por adolescentes e jovens privados de liberdade

.

Laboratórios de aprendizagem e produção de conhecimento por adolescentes e jovens privados de liberdade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Laboratórios de aprendizagem e produção de conhecimento por adolescentes e jovens privados de liberdade
Autor Pires, Carla Daiane Martins Ferreira
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Assunto Laboratório pedagógico
Privação de liberdade
Produção do conhecimento
Resumo Este trabalho visa à apresentação de um estudo realizado em uma escola do sistema de ensino público em Porto Alegre/RS, durante o ano de 2011, escola esta que funciona dentro de uma Fundação de Atendimento Socioeducativo. A temática enfoca os Laboratórios de Aprendizagem e a produção de conhecimento por adolescentes e jovens privados de liberdade, buscando responder a duas questões de pesquisa: como se dá a organização dos Laboratórios de Aprendizagem (L.A.) na Internação Provisória de uma fundação de atendimento socioeducativo do Rio Grande do Sul? Qual é a repercussão do trabalho desenvolvido nos Laboratórios de Aprendizagem na (re)construção dos conhecimentos dos adolescentes privados de liberdade? Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho sociocultural desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas. Ele decorre de análise das narrativas, obtidas por meio de entrevistas realizadas com três professoras e cinco adolescentes ligados à instituição que foi palco do estudo. A partir das análises realizadas, evidenciamos que todos os professores acreditam que o L.A. busca integrar o aluno novamente no ambiente escolar, objetivando desafiá-los a rever os fracassos, as frustrações, as angústias ocorridas no processo de aprendizagem, resgatar a auto-estima, reconhecer que eles são capazes de produzir aprendizagens significativas, enfim, a sua própria história de conhecimento. E quanto aos adolescentes, observamos que percebem o resgate de seus saberes a partir das práticas propostas no L.A. e, consequentemente, elevam sua auto-estima. Decorre disto que a possibilidade de retorno à escola, após o período de Internação, se torna mais concreta.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72581
Arquivos Descrição Formato
000881842.pdf (628.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.