Repositório Digital

A- A A+

Currículo e identidades na EJAdolescente

.

Currículo e identidades na EJAdolescente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Currículo e identidades na EJAdolescente
Autor Teixeira, Liége
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Assunto Adolescente
Currículo
Educação de jovens e adultos
Identidade
Resumo Esta pesquisa tem como tema o currículo para adolescentes que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos a partir de um cotidiano composto por jovens que, muitas vezes, vivem sem perspectiva, sem projeto de vida ou sem saber o que querem e para onde irão. A partir de minha vivência como professora da Modalidade EJA na Rede Municipal de Educação de Esteio, inquietou-me acompanhar a dificuldade de muitos jovens em se manterem na escola para concluir o seu Ensino Fundamental, visto que estes já haviam passado pela escola anteriormente. Uma das possibilidades para isto é a organização curricular estruturada para estes jovens que retornam à escola com urgências próprias. A intenção foi, através de pesquisa do tipo participante, com o uso de entrevista semi-estruturada junto a alunos, professores e equipes diretivas de 4 instituições, identificar o que estes sujeitos, que vivem a EJA, pensam sobre esta modalidade a partir do currículo considerando: a visão do aluno e do professor sobre a EJA, as contribuições da EJA para o aluno, os motivos de permanência e afastamento da EJA dos alunos, as características dos jovens identificadas pelos seus professores e as razões pelas quais os docentes atuam nesta modalidade. Todas estas questões foram analisadas para verificar em que medida estas visões, entendimentos, percepções e concepções são utilizadas como elementos constitutivos de um currículo coerente com a EJAdolescente e dialogadas com o contexto destes jovens de modo a instrumentalizá-los e humanizá-los suficientemente para atuarem em suas realidades. Para isto, busquei subsídios em Moreira que discute a relação entre currículo, cultura e sociedade, Carrano, Martins e Dayrell que discutem a juvenilização na EJA, Brandão que aborda a pesquisa participante, além de outros autores que contribuíram no que se refere aos aspectos legais e históricos na EJA.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72583
Arquivos Descrição Formato
000881848.pdf (1.770Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.