Repositório Digital

A- A A+

Formação do professor na EJA : saberes profissionais e saberes de experiência feita

.

Formação do professor na EJA : saberes profissionais e saberes de experiência feita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação do professor na EJA : saberes profissionais e saberes de experiência feita
Autor Bitencourt, Francisco Froes Fagundes
Orientador Lemos, Mirian Pereira
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Assunto Educação continuada
Educação de jovens e adultos
Formação
Professor
Resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) permeia a história da educação, sendo que esta segue os ritmos da história da sociedade em seus modelos econômicos, políticos e sociais ditados por relações de poder de grupos dominantes. Na educação e especificamente na EJA, questões significativas emergem na busca de saberes docentes necessários direcionados a este segmento de ensino que segue a margem da história da educação. Este trabalho é fruto de uma pesquisa vinculada ao Curso de Especialização em Educação de Jovens, Adultos e de Privados de Liberdade, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho é o de tecer reflexões sobre a formação inicial e continuada dos professores da EJA no município de Viamão, RS. A coleta de informações se deu através da aplicação de questionários semiestruturados, em entrevistas abertas com 5 professoras da rede e em conversas informais permanentes, bem como de revisão literária e documental sobre a temática. A fim de contribuir para uma educação básica de qualidade e uma política de formação e valorização dos profissionais da educação, as práticas dos mesmos são analisadas como momentos de construção de conhecimentos que associam os saberes técnicos aos da experiência vivida no cotidiano educacional. Traz ao debate a relevância da formação continuada, principalmente quando esta não foi contemplada na formação inicial dos professores, de maneira a dar significância aos processos de produção pedagógica.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72597
Arquivos Descrição Formato
000884001.pdf (639.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.