Repositório Digital

A- A A+

Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa

.

Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
Autor Malta, Michele Santos
Orientador Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Pensamento crítico
Prática clínica : Enfermagem
Resumo Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72620
Arquivos Descrição Formato
000696460.pdf (409.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.