Repositório Digital

A- A A+

(Des)encontros do trabalho docente e trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos

.

(Des)encontros do trabalho docente e trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título (Des)encontros do trabalho docente e trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
Autor Schönardie, Adriana Tomiello
Orientador Fonseca, Laura Souza
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Assunto Atividades docentes
Educação de jovens e adultos
Resumo Este texto apresenta reflexões acerca do trabalho docente como um processo que relaciona conhecimentos dentro de um processo dialético relacionado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto – como se produz a realidade social. Este processo é intermediado pelo trabalho pedagógico que é a prática, isto é, atividades pedagógicas como um conjunto de ações intencionais e conscientes, dirigidas para que estimulem e desenvolvam as potencialidades dos sujeitos envolvidos. A abordagem se constrói a partir de impressões acumuladas em um campo de atuação, na coordenação pedagógica e também em sala de aula, em uma escola na rede pública Estadual de Porto Alegre com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A metodologia emerge de um estudo de caso, tendo como instrumentos: revisão da produção acadêmica; entrevistas e questionários; observação participante; além de indagações e reflexões sobre até que ponto o trabalho docente, condiz com a especificidade da modalidade. Que significados a EJA tem para estes docentes e/ou porque escolheram esta área de atuação. Averiguar relações de trabalho docente/discente, orientadas através do discurso pedagógico para transformação da sociedade. Investigar os caminhos formativos específicos ou não, para se tornarem docentes nesta área da educação. O foco de trabalho centralizou-se no âmbito da educação escolar na modalidade EJA no ensino fundamental - séries finais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72627
Arquivos Descrição Formato
000884035.pdf (154.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.