Repositório Digital

A- A A+

Distribuição da subfamília sigmodontinae (Mammalia, Rodentia) no Rio Grande do Sul, Brasil

.

Distribuição da subfamília sigmodontinae (Mammalia, Rodentia) no Rio Grande do Sul, Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Distribuição da subfamília sigmodontinae (Mammalia, Rodentia) no Rio Grande do Sul, Brasil
Autor Betat, Veridiana Spies
Orientador Fabian, Marta Elena
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Especialização em Diversidade e Conservação da Fauna.
Assunto Mamíferos
Rio Grande do Sul
Roedores
Sigmodontinae
Resumo A Ordem Rodentia Bowdich, 1821 agrupa 42% das espécies de mamíferos, correspondendo a 2277 espécies dentre os 5416 mamíferos conhecidos (MUSSER & CARLETON 2005), representando uma das ordens mais numerosas, devido sua grande capacidade adaptativa. A família Cricetidae Rochebrune 1883 engloba 55% das espécies de roedores sulamericanos, representando 22% das espécies de mamíferos (REIG 1981; 1984; 1987), sendo a família mais diversificada de roedores do Brasil. Está dividida em duas subfamílias: Sigmodontinae compreende a maioria dos roedores da América do Sul e Neotominae, os roedores da América do Norte. Sigmodontinae, Wagner 1843, representa a segunda maior subfamília de mamíferos. Compreende vários roedores, reunidos tradicionalmente em oito tribos, incluindo 64 gêneros, além de dez reconhecidos como Sigmodontinae incertae sedis, totalizando 377 espécies (MUSSER & CARLETON 2005). Atualmente, novos gêneros estão se estabelecendo, e novas espécies sendo descritas, representando um aumento significativo nas últimas décadas. No Brasil são descritos 40 gêneros de roedores sigmodontíneos, sendo distribuídos no Estado do Rio Grande do Sul 19 gêneros e 26 espécies. Este trabalho tem como objetivo citar as espécies de roedores da subfamília Sigmodontinae no Rio Grande do Sul e conhecer a abrangência geográfica de cada uma no Estado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72629
Arquivos Descrição Formato
000877950.pdf (2.194Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.