Repositório Digital

A- A A+

Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível?

.

Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível?
Autor Santos, Diovane Alves dos
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Assunto Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Resumo Este trabalho apresenta uma discussão a cerca das causas da evasão na Educação de Jovens e Adultos e da dificuldade dos jovens e adultos que não possuem o ensino fundamental completo de retornarem aos estudos, sinalizando uma necessidade de pensar políticas públicas em uma ação intersetorial que dê conta da diversidade destes sujeitos que compõe a EJA. A metodologia trata de uma pesquisa qualitativa, através de questionário com aqueles que compõem este campo de estudo: alunos da EJA, pessoas sem a conclusão do ensino fundamental que estão fora da escola e professores que atuam nesta etapa da educação básica. A análise dos dados percorreu um caminho metodológico quantitativo e qualitativo na busca de maior entendimento da trajetória destes sujeitos em relação a sua especificidade no que tange a educação de jovens e adultos. O resultado da pesquisa apontou para uma diversidade de causas que impedem estes indivíduos que concluírem seus estudos na EJA, o que nos remeteu a buscar ações que tenham possibilitado maior garantia de acesso e permanência deste público nos bancos escolares. Alguns exemplos de articulações de diferentes áreas no município de Canoas para garantir o sucesso na trajetória escolar de jovens e adultos na EJA fomentam a necessidade de discussões a cerca de políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72631
Arquivos Descrição Formato
000884751.pdf (1.061Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.