Repositório Digital

A- A A+

O agente socioeducador no espaço do Centro de Convivência da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo-Fase/RS : diferentes concepções de uma mesma atuação

.

O agente socioeducador no espaço do Centro de Convivência da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo-Fase/RS : diferentes concepções de uma mesma atuação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O agente socioeducador no espaço do Centro de Convivência da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo-Fase/RS : diferentes concepções de uma mesma atuação
Autor Tavares, Adriana Prates
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Assunto Educador
Relações de trabalho
Resumo Este estudo buscou relacionar a dinâmica de trabalho dos servidores da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo FASE/RS, a um dos programas realizado na mesma, sendo este o Centro de Convivência - CECON, espaço de abordagem pedagógica para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que objetiva também uma interação com os familiares dos jovens, assim como com os funcionários da Fundação e a comunidade em geral. A pesquisa foi fundamentada em uma metodologia de pesquisa qualitativa. Buscou apoio referencial nas Leis e Regimentos do Estado e da instituição, bem como nas teorias freireanas e outros referenciais das áreas de educação e educação social, para explicar os movimentos decorrentes do laboro efetuado naquele Centro. Ao longo de um ano e meio, a pesquisa apurou que as relações trabalhistas são sazonais no que tange a uma política de união, entretanto remanesceu o grau elevado do comprometimento da equipe com os adolescentes sujeitos do cotidiano laboral. Também tornou evidente a necessidade do CECON em melhorar a sua autoimagem diante da Fundação, pois pouco se sabe do que efetivamente é realizado no local. Por fim a contribuição do estudo foi possibilitar uma releitura das ações e, sobretudo buscou refratar o distanciamento de um colega ao outro, pois os agentes em sua maioria trabalham sobre um mesmo prisma: Sócio Educar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72637
Arquivos Descrição Formato
000884748.pdf (496.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.