“...Sem asas, porém...” : as imagens de mulher na percepção de alunos jovens e adultos da EJA, através dos textos da literatura clássica e contemporânea
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada com estudantes da EJA – Ensino Médio, em uma Escola da Rede Estadual em Porto Alegre. Esta, foi realizada através de um estudo qualitativo, baseado em princípios da Pesquisa Participante (BRANDÃO, 2006) e no referencial teórico dos estudos feministas. Foram realizadas atividades pedagógicas, durante as aulas de Literatura, que pudessem suscitar o debate em torno das questões da desigualdade entre homens e mul ...
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada com estudantes da EJA – Ensino Médio, em uma Escola da Rede Estadual em Porto Alegre. Esta, foi realizada através de um estudo qualitativo, baseado em princípios da Pesquisa Participante (BRANDÃO, 2006) e no referencial teórico dos estudos feministas. Foram realizadas atividades pedagógicas, durante as aulas de Literatura, que pudessem suscitar o debate em torno das questões da desigualdade entre homens e mulheres. As falas apresentaram algumas ideias para compreender como o machismo e o patriarcado se manifestam no cotidiano de jovens e adultos estudantes. Estes depoimentos apresentam “pérolas” que ratificam uma concepção de mulher subjugada e submissa, porém, já é possível perceber que algumas mulheres, estudantes da EJA, percebem que podem trilhar outros caminhos, mesmo sendo difícil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Coleções
-
Ciências Humanas (1948)
Este item está licenciado na Creative Commons License