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Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Título Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor Rodrigues, Carla Daiane Silva
Orientador Witt, Regina Rigatto
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Educação em enfermagem
Enfermagem : Currículo
Enfermagem : Graduação
Saúde pública : Ensino
Resumo O referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP) foi desenvolvido pela Organização Panamericana da Saúde para melhorar o desempenho da saúde pública, sendo uma das preocupações desta Organização a formação profissional. Foi realizado um estudo de caso com o objetivo de verificar a inserção das Funções Essenciais de Saúde Pública no Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, foram definidas palavras-chave a partir das definições das onze FESP estabelecidas, procedendo-se à busca nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias do Currículo. Verificou-se inserção de dez FESP, sendo as de maior ocorrência as que se referem ao desenvolvimento de recursos humanos e capacitação em saúde pública (20%), promoção da saúde (18%), análise da situação de saúde da população (14%) e políticas e gestão em saúde pública (12%). A FESP menos verificada foi a que se refere à promoção do acesso eqüitativo da população aos serviços de saúde necessários (2%). Conclui que o Currículo em estudo contempla algumas FESP de forma mais intensa, o que deve propiciar a formação de enfermeiras capazes de contribuir para o desempenho de algumas FESP e que é necessário inserir as demais, contribuindo para o bom desempenho da saúde pública pelos profissionais formados na instituição.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72677
Arquivos Descrição Formato
000668559.pdf (1.253Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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