Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorPasqualli, Robertapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-25T01:46:31Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72694pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou compreender a problemática dos saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura das Ciências Naturais e Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – através da modalidade de EAD. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa, com o desenvolvimento de pesquisa de cunho fenomenológico, que não traz consigo a imposição de uma verdade teórica ou ideológica pre-estabelecida, mas trabalha com o real vivido, buscando a compreensão do que somos e do que fazemos – cada um de nós e todos em conjunto. O método de investigação estruturou-se em três etapas. A primeira, num enfoque quantitativo, identificou, entre todos os Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na Modalidade de EAD ofertados pela UAB. Após a identificação, foi realizado contato para agendamento de entrevistas com gestores, professores pesquisadores, professores formadores e tutores que atuam nos cursos em foco. Em um segundo momento, de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas, buscando identificar, direta e indiretamente, elementos que pudessem ajudar a elucidar as perguntas de pesquisa. A terceira etapa da pesquisa foi realizada em dois momentos: a análise ideográfica e a análise nomotética dos dados. Concluiu-se que a profissão docente não é neutra e precisa estar munida de conceitos e práticas voltadas para a formação de um sujeito capaz de interagir e transformar o mundo. Os entrevistados mostram que precisam de formação acadêmica e também do desenvolvimento de saberes inerentes à formação profissional. Os saberes docentes não estão prontos e acabados, estão em constante movimento e precisam sempre ser mobilizados, considerando-se a complexidade das situações profissionais nas quais cada professor se envolve. A partir da reflexão sobre os dados oriundos da análise ideográfica e nomotética percebeu-se que os saberes docentes oriundos da profissionalização docente são fruto de uma formação inicial e continuada consciente, ética, crítica e pautada em uma trajetória que reflita continuamente sobre o seu processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the problem of teacher knowledge mobilized by teachers of Bachelor courses of Natural Sciences and Mathematics at the Federal Education, Science and Technology - through ODL mode. The methodology was qualitative approach, with the development of phenomenological research, since it does not carry with the imposition of a theoretical or ideological pre-established truth, but works with real experienced, seeking to understand what we are and what we do - each one of us and all together. The research method was structured in three stages. The first, a quantitative approach, identified among all Federal Institutes of Education, Science and Technology of Brazil, those who possessed degree courses in Natural Sciences and Mathematics in DE mode offered by UAB (Open University of Brazil). After the identification, contact was conducted for scheduling conversation with administrators, researchers teachers, trainers teachers and tutors who work on courses in focus. In a second moment, since qualitative, conversations were held in order to identify, directly and indirectly, elements that could help to elucidate the central research question. The third stage of the research was conducted in two stages of analysis: analysis ideographic and nomothetic analysis. It was concluded that the teaching profession is not neutral and must be provided with concepts and practices for the training of a subject able to interact and transform the world. The interviewees show they need academic background and also the development of knowledge inherent to vocational training. The teachers knowledge are not ready and finished, are in constant motion and always need to be mobilized, considering the complexity of professional situations in which each teacher is involved. From the reflection on the data from the ideographic and nomothetic analysis was realized that the knowledge teachers are from professionalization, the result of a conscious and continuous training, ethics, critical and guided on a path that continuously reflect on their process training on your workspace and the world that you want for yourself and others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge teachersen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectTeacher professionalizationen
dc.subjectPedagogical innovationsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectUniversity pedagogyen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia universitáriapt_BR
dc.titleTrajetórias de saberes : a formação e a prática dos professores dos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000885300pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples