Repositório Digital

A- A A+

As histórias moventes no ator/eu: um retrato pedagógico sobre as vidas "menores" na cena do espetáculo O Fantástico Circo - Teatro de um Homem Só.

.

As histórias moventes no ator/eu: um retrato pedagógico sobre as vidas "menores" na cena do espetáculo O Fantástico Circo - Teatro de um Homem Só.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As histórias moventes no ator/eu: um retrato pedagógico sobre as vidas "menores" na cena do espetáculo O Fantástico Circo - Teatro de um Homem Só.
Autor Simas, Lucas Silveira
Orientador Spritzer, Mirna
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Assunto Circo
Memória
Narração
[en] Circus
[en] Memory
[en] Narration
[en] Poetic
[en] Scene
Resumo O trabalho busca investigar uma prática que evidencia uma aproximação da ideia de memória com a de tempo como sucessão de espaços de criação no corpo/mente do ator; e de como esta memória, possibilidade virtual que se potencializa e problematiza o "real", cria mecanismos e conflitos na criação de personagens. A memória se apresenta, aqui, como componente criativo e poético na cena. Nesta perspectiva será feita a análise do espetáculo "O Fantástico Circo-Teatro de Um Homem Só" da Cia Rústica de Teatro, através de material em vídeo, entrevistas e depoimentos da equipe e de espectadores. Para tanto terá como parceiros teóricos, Nietzsche, Deleuze e Larrosa, entre outros.
Abstract The work investigates a practice that shows an approximation of the memory with the idea of time as a succession of creative spaces in the body / mind of the actor, and how this memory, which leverages the virtual possibility and discusses the "real”, creates mechanisms and conflict in character creation. The memory is presented here as a component in the creative and poetic scene. In this perspective the analysis will be made of the show "The Amazing Circus-Theatre Only One Man" Cia Rustica Theatre, through video footage, interviews and testimonials from staff and spectators. For both partners will be theoretical, Nietzsche, Deleuze and Larrosa, among others.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72701
Arquivos Descrição Formato
000885024.pdf (985.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.