Repositório Digital

A- A A+

Boas práticas para restaurantes comerciais no estado do Rio Grande do Sul : uma revisão

.

Boas práticas para restaurantes comerciais no estado do Rio Grande do Sul : uma revisão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Boas práticas para restaurantes comerciais no estado do Rio Grande do Sul : uma revisão
Autor Castro, Daniele Araújo de
Orientador Tondo, Eduardo Cesar
Co-orientador Paula, Cheila Minéia Daniel de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Boas práticas de fabricação
Restaurantes
Resumo Atualmente, as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são consideradas um sério problema de saúde pública, uma vez que ocorrem com grande frequência, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. Por esse motivo, a prevenção de surtos alimentares e a obtenção de alimentos seguros tornaram-se indispensáveis e isso depende da adoção de medidas que controlem os alimentos, desde sua origem até o consumo. Os temas relacionados à segurança dos alimentos têm sido cada vez mais abordados nos últimos anos, e estão diretamente ligados as Boas Práticas (BP). As BP são procedimentos que devem ser aplicados na preparação e distribuição dos alimentos em Serviços de alimentação, a fim de se obter um alimento seguro. Neste trabalho foram abordados os principais itens exigidos na legislação de BP, os quais se referem a hábitos de manipulação, equipamentos, utensílios, edificações, capacitações, entre outros. Esses procedimentos deverão ser adotados por Restaurantes Comerciais e demais Serviços de Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul, atendendo os critérios da Portaria Estadual n °78, de 28 de janeiro de 2009 e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio da Resolução RDC 216, de 15 de setembro de 2004. Ambas se aplicam a Serviços de Alimentação onde estão contidos os Restaurantes Comerciais que manipulam, preparam, fracionam, armazenam, distribuem, transportam, expõe para venda ou entregam alimentos preparados para o consumo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72761
Arquivos Descrição Formato
000870920.pdf (871.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.