Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliven, Arabela Campospt_BR
dc.contributor.authorFeijó, Rosemeri Nunespt_BR
dc.date.accessioned2013-06-28T01:43:36Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72785pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação analisa o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), promovido pela CAPES e CNPq, por meio do estudo de alunos estrangeiros contemplados com esta modalidade de bolsa, tomando o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como estudo de caso. Neste trabalho, contempla-se a perspectiva histórica do processo de internacionalização da educação superior e a influência do Protocolo de Bolonha no avanço da internacionalização no Brasil. Salienta-se que o PPGAS tem participado no processo de internacionalização desde o seu início. A investigação, baseada em 10 entrevistas, contempla o grau de relevância da formação científica na trajetória de vida dos alunos bolsistas beneficiados pelo PEC-PG. Parte-se da tomada de conhecimento do referido programa pelos bolsistas, suas motivações, experiências e aproveitamento acadêmico, assim como as implicações desta capacitação na sua inserção profissional e social, após a conclusão do curso nos países de origem, ou em sua permanência no Brasil. Os dados coletados indicam que os estudantes vêm em busca de formação em um programa de excelência e que essa expectativa se realiza: a experiência na Antropologia brasileira lhes trouxe novos aportes teóricos e metodológicos que não se faziam presentes na antropologia praticada em seus países de origem. Foram apontados alguns aspectos que poderiam facilitar a experiência de estudantes estrangeiros em Porto Alegre: orientação para entender a burocracia e as dinâmicas da Universidade, maior atenção e reconhecimento de suas experiências vividas no âmbito do PPGAS. Foram, também, apontadas dificuldades: o rigor do inverno e o preconceito racial na cidade de Porto Alegre. Entre alunos latino-americanos, há forte motivação de fixar residência e trabalhar no Brasil; entre os estudantes africanos, a busca por um ensino de qualidade faz parte de um projeto de vida motivado pelo desejo de retornar para promover o desenvolvimento de seu país. Estes egressos podem se tornar atores importantes nas parcerias entre instituições brasileiras e estrangeiras, com o potencial de ajudar na realização de acordos e eventos científicos, envolvendo a participação de pesquisadores de ambos os países.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the PEC-PG, a scholarship program for graduate students) sponsered by CAPES (an agency of Brazil’s Ministry of Education) and CNPq (Brazil’s national science foundation), that targets foreign students. It takes the Graduate Program in Social Anthropology at the Federal University of Rio Grande do Sul (PPGAS-UFRGS) as a case study. In order to do that, the research started by presenting a historical perspective of the process of internationalization of higher education and the influence of the Bologna Protocol in accelerating the internationalization of higher education in Brazil. The PPGAS-UFRGS has been involved in the process of internationalization since its beginning. This research, based on 13 interviews, shows the impact of scientific training for the life trajectory of students who got scholarships from PEC-PG. The interviews covered a number of issues, starting with how the students learned about the fellowship program, their motivations, experiences and academic achievements, as well as the implications of this training to their professional and social integration back in their countries of origin, upon completion of the course, or their stay in Brazil. The data collected indicate that students were seeking education in a program of academic excellence and, in this perspective, they have their expectations fulfilled: the contact with Brazilian Anthropology provided them with new theoretical and methodological approaches which did not exist in the anthropology practisced in their countries of origin. Students also pointed out aspects that could facilitate their experience as foreign students in Porto Alegre. Among others things, they report difficulty in understanding the dynamics of the University and a lack of recognition of their own experiences at the PPGAS. Other challenges were also pointed out, such as the rigors of winter and racial prejudice in the city of Porto Alegre. The research also shows that among students coming from Latin American countries, there is strong motivation to settle and work in Brazil, while among African students the quest for quality education is part of a larger project motivated by a desire to return and foster the development of their countries. These graduates may become important actors in partnerships between Brazilian and foreign institutions, with the potential to help in the accomplishment of scientific agreements and events, involving the participation of researchers from both countries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher education in Brazilen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInternationalization of graduate studies PEC-PG CAPES-CNPqen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectUFRGSen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectAnthropologyen
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleA internacionalização da educação superior no Brasil : um estudo de caso de alunos estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000886119pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples