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Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte

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Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte

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Título Implantação do marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte
Autor Maia, Gabriela Benezra
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Empresa de pequeno porte
Estratégia de marketing
Marketing de relacionamento
Vantagem competitiva
[en] Client management
[en] Competitive advantage
[en] Marketing strategy
[en] Relationship marketing
[en] Small business
Resumo Este trabalho é composto por uma ampla revisão teórica sobre o tema marketing de relacionamento, desde os principais conceitos, principais variáveis e modelos de implantação, assim como uma discussão sobre como mensurar seus resultados e se acarreta ou não em vantagem competitiva sustentável. O objetivo é definir as diretrizes para a implantação de marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte. A empresa escolhida foi a Pet’s Life, distribuidora de produtos veterinários localizada na cidade de Porto Alegre e com atuação em todo o estado do Rio Grande do Sul. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com os gestores da empresa e também com alguns de seus principais clientes. A partir da análise dessas informações e baseado em um modelo de implantação de marketing de relacionamento exposto na revisão teórica, foram definidas as diretrizes para a implantação do marketing de relacionamento na Pet’s Life conforme as suas peculiaridades.
Abstract This research covers a broad review of relationship marketing, including its fundamental concepts, main variables and implementation models, as well as a discussion about how to measure its results and if it actually brings any sustainable competitive advantage. The aim of this research is to develop a go-to-market guideline to a small business, focused on relationship marketing. The business case is Pet’s Life, a pet goods wholesaler based in Porto Alegre, covering the Rio Grande do Sul state market. To reach the research objectives, it has been run an exploratory qualitative research with the company’s managers and some of its top customers. By analyzing the data collected and based on a theoretical model of relationship marketing implementation, some guidelines were developed at Pet’s Life according to its peculiarities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72810
Arquivos Descrição Formato
000886171.pdf (1.174Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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