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Campanhas de mudança social : um estudo de caso

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Campanhas de mudança social : um estudo de caso

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Título Campanhas de mudança social : um estudo de caso
Autor Reischl, Gustavo Forneck
Orientador Meira, Fábio Bittencourt
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Marketing social
Mudança social
[en] Campaign for social behavior change
[en] Drug addiction
[en] Planned social change
[en] Social marketing
Resumo O presente trabalho analisa o desenvolvimento do projeto piloto contra a drogadição na Vila Barracão sob a luz da teoria do marketing social. A ação é de responsabilidade da Secretária Municipal da Juventude de Porto Alegre (SMJ), inserida na campanha “Eu Não Dependo de Droga Nenhuma e Sou Mais Feliz Assim”. Busca-se a redução nos índices de drogadição entre os jovens da comunidade por meio da inserção de práticas saudáveis. Serão descritos os elementos centrais e o processo de desenvolvimento, em que se buscam aproximações e afastamentos dos conhecimentos teóricos. O relato se baseia em entrevistas realizadas com os membros da SMJ e nos documentos fornecidos. Verifica-se o quanto o ambiente de desenvolvimento da campanha, demarcado pela limitação de recursos financeiros, limitação de mão de obra e o não conhecimento da área do marketing social acarretam em uma ação permeada por afastamentos teóricos, e, consequentemente, com alto risco de insucesso.
Abstract This paper analyzes the development of a pilot project against drug addiction, situated in a slum known as “Vila Barracão” (Porto Alegre, RS), based on the theory of social marketing. The campaign "Eu Não Dependo de Droga Nenhuma e Sou Feliz Assim" is the responsibility of the Municipal Department of Youth of Porto Alegre. This project aims a reduction in rates of drug addiction among young people of the community through the inclusion of healthy practices. We describe the main elements and the development process, looking for agreements and departures from the theoretical knowledge on social marketing. The report is based on interviews with members of Municipal Department of Youth and documents furnished. We could observe how the development of the campaign is marked by limited financial resources, limited labor and no knowledge of the area of social marketing. These problems result in a job permeated by theoretical departures, and therefore with risk of failure.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72813
Arquivos Descrição Formato
000886203.pdf (2.417Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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