Repositório Digital

A- A A+

Valores profissionais da Geração Y : um estudo sobre a Geração Y e os princípios orientadores em sua vida no trabalho

.

Valores profissionais da Geração Y : um estudo sobre a Geração Y e os princípios orientadores em sua vida no trabalho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Valores profissionais da Geração Y : um estudo sobre a Geração Y e os princípios orientadores em sua vida no trabalho
Autor Macedo, Kauê Cafruni
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Geração Y
Motivação
Resumo Junto com a entrada de uma nova geração no mercado de trabalho, conflitos e quebras de paradigmas surgem por existirem diferenças nas origens de cada geração. Pesquisas têm mostrado que esse problema nunca foi tão complicado e a mudança que as empresas terão de fazer para se adaptar a esse novo contexto é grande. É importante ressaltar a necessidade das empresas de atrair e reter esses funcionários dessa geração, pois em alguns anos irão se tornar a maior fatia de trabalhadores no mundo. Este trabalho consistiu em analisar a geração Y, composta pela população nascida entre 1980 e 1994, procurando identificar os valores motivacionais que norteiam sua vida profissional. No referencial teórico, buscou-se a definição de cada geração, aprofundando-se a geração Y, tema deste estudo. Além disso, percebeu-se a necessidade de revisar teorias motivacionais para identificar possíveis valores profissionais que poderia ser esperado nas respostas dos questionários. Este estudo não limitou o questionário apenas aos brasileiros, portanto viu-se a necessidade de verificar possíveis diferenças entre as pessoas de diferentes nacionalidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 82 membros dessa geração, sendo que desses, 31 são estrangeiros. A partir desta pesquisa, identificou-se a importância dada pela geração Y para os valores ligados a estabilidade financeira e a realização no trabalho, enquanto os valores ligados a prestígio não foram considerados importantes em comparação com os anteriores. Por fim, conclui-se que as pessoas da geração Y buscam ter satisfação na vida profissional, juntamente com a qualidade de vida permitida por salários maiores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72998
Arquivos Descrição Formato
000891354.pdf (793.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.