Repositório Digital

A- A A+

A geração Y e o consumo de informação jornalística esportiva : motivações de consumo, meios e veículos de comunicação

.

A geração Y e o consumo de informação jornalística esportiva : motivações de consumo, meios e veículos de comunicação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A geração Y e o consumo de informação jornalística esportiva : motivações de consumo, meios e veículos de comunicação
Autor Chaves, Marcelo Mesquita
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Consumo
Geração Y
Informação
Resumo Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o consumo de informação jornalística de esportes por parte da geração Y. Realizou-se doze entrevistas em profundidade com jovens universitários de Porto Alegre pertencentes à geração Y, conforme critérios expostos na literatura sobre esse tema. Os dados coletados foram analisados qualitativamente sob a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, foram identificadas algumas motivações dos jovens para o consumo de informações esportivas, tais como: o prazer de estarem informados sobre o tema que gostam, a sociabilização proporcionada pelo conhecimento do conteúdo, o sentimento de afeto aos clubes e atletas para os quais torcem, o entretenimento e a emoção resultante da interação com as informações. Verificou-se que a internet é o principal meio de comunicação utilizado pelos jovens entrevistados para o consumo de informação jornalística de esportes, seguida, respectivamente, da televisão e rádio. Os meios impressos apresentaram pouca expressividade, principalmente a revista. Também, foram identificados os veículos de comunicação mais utilizados pelos jovens, dos quais, os principais pertencem a grandes empresas de mídia que atuam em mais de um meio de comunicação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72999
Arquivos Descrição Formato
000891493.pdf (801.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.