Repositório Digital

A- A A+

Importância da sustentabilidade ambiental na escolha de um imóvel : um estudo do litoral norte do Rio Grande do Sul

.

Importância da sustentabilidade ambiental na escolha de um imóvel : um estudo do litoral norte do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Importância da sustentabilidade ambiental na escolha de um imóvel : um estudo do litoral norte do Rio Grande do Sul
Autor Gomes, Lidiani Luisi
Orientador Barcellos, Marcia Dutra de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Construção sustentável
Imóveis
Sustentabilidade ambiental
Resumo Em um contexto em que a sociedade começa a perceber que o modelo de consumo pautado pela ideia de recursos naturais infinitos não é sustentável, a construção civil vê-se, de certa forma, forçada a adaptar-se a novas demandas dos consumidores, que passam a se preocupar com variáveis ambientais. No entanto, poucos estudos existem a respeito do grau de envolvimento dos consumidores de imóveis com a questão ambiental, e se esse envolvimento é suficiente para que façam escolhas baseados nessa preocupação. Dessa forma, esse trabalho utilizou-se de uma pesquisa exploratória buscando identificar, dentro de um contexto de escolha de um imóvel na praia, o que os consumidores valorizam, e se existe espaço para se explorar a questão ambiental na oferta de imóveis na praia. Os resultados mostram que, ao apresentar as preocupações envolvidas na escolha de um imóvel, inúmeras são as citações que antecedem a importância da variável ambiental. Poucos foram os entrevistados que trouxeram essa preocupação de forma espontânea, apesar de todos eles se mostrarem simpáticos ao assunto quando lhes foi apresentado, revelando poucas resistências à ideia de casas na praia com alternativas mais ambientalmente sustentáveis. No entanto, mesmo aquelas pessoas que, espontaneamente, trouxeram a questão como importante, citaram-na depois de inúmeros outros fatores julgados essências para um imóvel. Isso mostra que, para que possa ser ofertado um imóvel com características ambientais, é necessário que se observe um contexto em que inúmeros atributos têm extrema importância e a variável ambiental necessariamente precisa se enquadrar nesse cenário para que ela tenha viabilidade mercadológica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/73010
Arquivos Descrição Formato
000891366.pdf (930.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.