Repositório Digital

A- A A+

A influência da remuneração sobre a motivação de estagiários

.

A influência da remuneração sobre a motivação de estagiários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência da remuneração sobre a motivação de estagiários
Autor Waquil, Lucas Paul
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Estagiários
Motivação
Remuneração
[en] Motivation
[en] Payments received
[en] Trainee
Resumo O estagiário é um membro organizacional essencial para o desempenho de qualquer empreendimento no mundo de negócios contemporâneo. Sua permanência em uma empresa após o término do período de estágio depende de uma série de fatores, dentre os quais a motivação e a remuneração. Este trabalho se propõe a identificar e a analisar o que motiva um estagiário a permanecer em uma organização, em especial após a sanção da lei 11.788, que instituiu uma série de regras para a contratação destes indivíduos. Para tanto, utilizou-se um método de estudo qualitativo básico, em que os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade e avaliados através da técnica de análise de conteúdo. Verificou-se, ao final, que o foco do estágio costuma ser o aprendizado, mas que, ao mesmo tempo, as práticas de remuneração (tanto ligadas aos estagiários quanto aos funcionários) podem afetar o desempenho dos estudantes de maneiras variadas. A permanência na unidade concedente, por outro lado, está associada a diversos fatores, de modo que o valor da bolsa se torna um mero critério eliminatório no momento da definição do rumo profissional do indivíduo.
Abstract Nowadays, trainees have become a very important piece to the performance of any company in the business world. Staying in the same firm after finishing the internship depends on different subjects, such as motivation and payments received. This work has been done in order to identify what makes a student stay in the corporation he is employed, especially after the approval of the law 11.788, which determined some rules to the hiring of those people. In order to reach this purpose, a qualitative method was used, through which data was collected by in-depth interviews and subjected to content analysis. It follows that trainees are usually focused on learning, but compensation practices may affect performance in several ways. On the other hand, staying in the same company is related to different elements, and salaries are used only to discard opportunities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/73017
Arquivos Descrição Formato
000891468.pdf (661.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.