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A lógica empresarial e o exercício da odontologia : o caso da clínica popular de odontologia de Porto Alegre

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A lógica empresarial e o exercício da odontologia : o caso da clínica popular de odontologia de Porto Alegre

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Título A lógica empresarial e o exercício da odontologia : o caso da clínica popular de odontologia de Porto Alegre
Autor Santos, Lucas Sagrilo dos
Orientador Carvalho, Cristina Amelia Pereira de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Odontologia
Perfil profissional
[en] Business logic
[en] Popular clinics of dentistry
[en] Practice of dentistry
Resumo A consolidação do exercício da Odontologia através de empresas é fato na atualidade. Esta relação, entretanto, revela-se paradoxal quando confrontadas as características e os objetivos do modelo empresarial com as características profissionais e éticas da Odontologia. Através de um estudo de caso realizado em cinco Clínicas Populares de Odontologia de Porto Alegre, buscou-se verificar esta influência através dos impactos das características e da estratégia destas clínicas nas condições organizacionais de trabalho dos cirurgiões-dentistas. Como resultado deste estudo, verificou-se, principalmente, que há um perfil definido de profissionais que trabalham nestas clínicas; que as características empresariais são claras e relacionadas à ênfase na estratégia de baixo custo e que as condições organizacionais de trabalho representam pilar importante na consecução da estratégia e ao mesmo tempo são desrespeitadas, em relação aos princípios legais e éticos da profissão. Embora os resultados não sejam absolutos quanto à população das clínicas, não podendo ser feitas generalizações a respeito, foi possível elucidar as práticas do modelo em questão e identificar lacunas que podem ser alvos de estudos posteriores.
Abstract The consolidation exercise of Dentistry through companies is fact today. This relationship however proves to be paradoxical when confronted the characteristics and goals of the business model with the characteristics of professional and ethical dentistry. Through a case study conducted in five Popular Clinics of Dentistry in Porto Alegre, aimed to verify this influence through the impacts of these characteristics and clinics strategy in organizational conditions of work of the dentists. As a result of this study it was found mainly that there is a definite profile of professionals working in these clinics; business features that are clear and related to the emphasis on lowcost strategy and organizational conditions of work represent important base in the achievement of the strategy, at the same time are disrespected in relation to legal and ethical principles of the profession. Although the results aren’t absolute as to population of these clinics, and can’t be made generalizations about, was possible to elucidate the practices of the model in question and identify gaps that may be targets for future studies.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/73020
Arquivos Descrição Formato
000891474.pdf (559.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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