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Ativos orgânicos como atributo em perfumaria

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Ativos orgânicos como atributo em perfumaria

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Título Ativos orgânicos como atributo em perfumaria
Autor Machado, Bahira Cruz
Orientador Barcellos, Marcia Dutra de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Cosméticos
Estratégia de marketing : Indústria : Planejamento
Sustentabilidade
[en] Cosmetics
[en] Organic active
[en] Perfumery
[en] Sustainability
Resumo Estamos passando por um momento único na história do mercado de bens e serviços, a partir de um movimento iniciado pelas Organizações não Governamentais (ONGs), hoje muitas pessoas estão atentas às questões ecológicas (Dias, 2010) e buscam levar essa ampliação de consciência para seu dia-a-dia, refletindo esta atitude em seu comportamento de compra. Seguindo este movimento, inicialmente nos Estados Unidos e logo em seguida na Europa, o mercado de cosméticos, incluindo o de perfumaria, passou a utilizar ingredientes naturais e orgânicos em seus produtos, buscando impactar menos o meio ambiente, a saúde dos consumidores e agradar àqueles que buscam alternativas sustentáveis para suas necessidades. No Brasil este movimento ainda é fraco. Este estudo tem por objetivo determinar a importância da utilização de ativos orgânicos em produtos de perfumaria pelos consumidores durante o processo de compra, assim como gerar um ranking dos principais atributos. Para tanto foram escolihos dois procedimentos metodológicos, um qualitativo e outro quantitativo. A análise qualitativa, aplicada em 10 mulheres, moradoras de Porto Alegre, pertencentes à classe A/B e usuárias frequentes de perfume, foi a entrevista em profundidade. A análise quantitativa escolhida foi a análise conjunta (Conjoint), e contou com a participação de 42 mulheres, com as mesmas características da primeira etapa. Os resultados revelaram que o pincipal atributo levado em consideração no momento da compra de um produto de perfumaria é a origem, tendo Importado como preferência. Mas não foi só isso, a partir deste estudo foi possível identificar que a existência de ativos orgânicos na composição de um perfume é considerada um diferencial para os consumidores, estando este atributo em terceiro lugar no ranking dos principais atributos levados em consideração no momento de compra. Este resultado comprova a influência da sustentabilidade na decisão de compra do consumidor de perfume e nos proporciona dados para futuros estudos exploratórios que tenham intenção de aprofundar este tema.
Abstract We are going through a unique period in the history of the market for goods and services, a period which is the result of a trend initiated by several Nongovernmental Organizations (NGOs). Today, many people are aware of environmental issues (Dias, 2010) and seek to incorporate that higher level of awareness into their everyday lives, an attitude which influences their consumer behavior. Following that trend – at first in the USA, and soon later in Europe – the cosmetics market, including perfumery, began to use natural and organic ingredients in the manufacture of its products, aiming at lower environmental impact, better consumer health, and the satisfaction of those people looking for sustainable alternatives to their needs. In Brazil, that trend is still inchoate. The object of this study is both to demonstrate the importance of using organic actives in the manufacture of perfumery products, as established by consumer choices during the buying process, and to create a rating system for the main characteristics of those products. For such purpose, qualitative and quantitave methodological procedures were chosen. The qualitative analysis consisted of in-depth interviews with 10 women living in the city of Porto Alegre, all frequent users of perfume and belonging to the A/B class. The quantitative analysis chosen was the conjoint analysis, in which participated 42 women having the same characteristics of those participating in the first stage. Results revealed that the main product characteristic taken into consideration at the time of purchase of a perfumery product is its origin, with imported products being the general preference. This study also found that the presence of organic actives in the composition of a perfume is seen by consumers as desirable, and rated third place among the characteristics taken into consideration at the time of purchase. These results are evidence of the influence of sustainability in the purchase decision process, and give us data for further exploratory research with the objective of deepen our understanding of this subject.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/73023
Arquivos Descrição Formato
000891480.pdf (3.136Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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