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Atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto

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Atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto

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Título Atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto
Autor Sousa, Cid Umpierres
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Compra
Marketing
Motivação do consumidor
Resumo Este trabalho foi concebido com o intuito de identificar os atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto. Também foi objetivo deste trabalho, analisar a capacidade de investimento deste público envolvido. Para isto, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizando o método de entrevistas em profundidade com o objetivo de levantar informações relevantes para a composição de um questionário quantitativo aplicado em caráter descritivo, tornando assim possível a verificação dos dados coletados na etapa qualitativa. Posteriormente, foram realizadas análises dos dados coletados que identificaram os atributos e motivações considerados bem como a capacidade de investimento do público alvo desta pesquisa. Pode-se afirmar que os atributos considerados e igualmente importantes para a compra de jogos eletrônicos são a possibilidade de jogar online com outros jogadores onde quer que estejam e a possibilidade de realizar updates através do site do fabricante do jogo. Ainda pode-se inferir que as motivações de compra são baseadas nas necessidades de lazer que os seres humanos possuem. Por proporcionarem diversão, os jogos eletrônicos encaixamse nesse perfil. A respeito da capacidade de investimento, verifica-se que o consumidor está disposto a gastar entre 21 e 99 reais na compra de um jogo eletrônico. Sendo uma das características do mercado de jogos eletrônicos o grande número de variáveis envolvidas na compra, se valida o trabalho pela necessidade de direcionamento dos esforços de investimento e foco específico de produção e dimensionamento correto das variáveis definitivamente consideradas para a compra de jogos. Com isso pretende-se auxiliar a um incremento de vendas e minimização de desperdicíos orçamentários nas empresas do ramo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/73032
Arquivos Descrição Formato
000891620.pdf (1.199Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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