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Estudo de fatores críticos de sucesso da gestão de design para inovação em embalagens de consumo

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Estudo de fatores críticos de sucesso da gestão de design para inovação em embalagens de consumo

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Título Estudo de fatores críticos de sucesso da gestão de design para inovação em embalagens de consumo
Autor Lorenzini, Giana Carli
Orientador Amaral, Fernando Goncalves
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Embalagem
Gestão do design
Inovação
[en] Critical success factors
[en] Design management
[en] Innovation in consumer packaging
Resumo Agente facilitador da inovação na produção de objetos manufaturados, o design faz parte do discurso de empresas ao redor do mundo. Sua relação com produtos é estreita e cada vez mais necessária nos processos de transformação de conceitos e, sobretudo, experiências de consumo. Por suas múltiplas possibilidades, o design também está habilitado a propor mudanças no artefato que protege, envolve e divulga produtos por todo o globo – as embalagens de consumo. Visto sob o ponto de vista do negócio, o design, porém, amplia seu espectro de atuação, determinado, então, por uma Gestão de Design. Considera-se assim que fatores críticos de sucesso (FCS) da Gestão de Design podem orientar a inovação em embalagens, permitindo também alterações no produto como um todo. Como objetivo geral, estabeleceu-se analisar estes FCS da Gestão de Design para inovação em embalagens, considerando a presença de tais fatores na realidade empresarial e o seu papel na competitividade de produtos de consumo. A fim de alcançar o objetivo geral, foram propostos objetivos específicos, correspondentes aos três artigos que compõem esta dissertação. O primeiro artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar, genericamente, possíveis FCS a serem gerenciados pelo design para inovação em produtos industrializados. O segundo artigo propôs-se a evidenciar FCS da Gestão de Design para inovação em embalagens de produtos de consumo, através da retomada dos resultados do primeiro artigo e consulta a experts da área. O terceiro artigo, por sua vez, foi elaborado para avaliar o nível de Gestão de Design em empresas e seus FCS para a inovação em embalagens de produtos de consumo rápido. No que se refere aos objetivos, a pesquisa caracterizou-se como exploratória, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema devido à necessidade identificada de maior aprofundamento sistematizado sobre o que é de fato crítico em Gestão de Design para que se possa inovar em embalagens de consumo. Os principais resultados mostraram na literatura a valorização do design incorporado ao negócio, extensivo a inovação em produtos, mas ainda pouco evidenciado de modo sistemático em relação a embalagens. Parcerias estratégicas, o gerenciamento de competências de design, a definição de métricas e indicadores e a inovação em conceitos e tecnologia associadas às demandas de mercado foram os FCS encontrados para a Gestão de Design. Considerando estes FCS, os especialistas consultados reforçaram a importância de se planejar o desenvolvimento de produtos e embalagens conjuntamente. Nos estudos de caso, isso se revelou essencial às empresas que lidam com produtos de consumo rápido, diferenciáveis através das embalagens. Os conceitos teóricos de uma Gestão de Design holística, porém, não puderam ser identificados integralmente nas empresas analisadas, nas quais foi percebido uma valorização da Gestão de Design em nível de projeto, mas não em nível corporativo.
Abstract As a facilitating agent of innovation in the production of manufactured objects, the design is part of the companies’ discourse around the world. Its relationship with products is narrow and increasingly necessary in the transformation processes of concepts and especially consumer experiences. For its multiple possibilities, the design is also entitled to propose changes in the artifact that protects, promotes and engages products across the globe – the consumer packaging. Viewed from the standpoint of business, the design, however, extends its spectrum of activity, determined then by Design Management. It is therefore considered that the critical success factors (CSF) of Design Management can drive innovation in packaging, allowing changes in the product as a whole. As an overall objective, it was settled to analyze these CSF Management Design for innovation in packaging, considering the presence of such factors on the business reality and their role in the competitiveness of consumer products. In order to achieve the main objective, specific objectives were also proposed, corresponding to the three papers that comprise this dissertation. The first paper aimed to conduct a systematic review of the literature in order to identify, generically, possible CFS to be managed by design for innovation in industrial products. The second one proposed to highlight the CSF of Design Management for innovation in packaging of consumer products through the resumption of the main findings of the first paper and the consultation of experts in the field. The third paper, in its turn, was created to assess the level of Design Management in companies and their CSF for innovation in packaging of fast moving consumer goods. Regarding to the objectives, the research was characterized as exploratory with an applied nature and a qualitative approach to the problem, due to the identified need for a depth understanding of what is actually critical in Design Management in order to make the innovation possible in consumer packaging. The main results showed the appreciation of literature concerning to design incorporated to business and product innovation, but hardly systematized on packaging innovation. The establishment of strategic partnerships, the management of design skills, the definition of metrics and indicators, and the innovation related to technology, market demands and new concepts were found as the most important CSF for Design Management. Considering such CSF, the experts consulted reinforced the importance of planning the development of products and packages together. It was proved to be essential to companies dealing with fast moving consumer goods, differentiable through their packaging. The theoretical concepts of a holistic Design Management, however, could not be fully identified in the companies assessed, where it was identified an appreciation of the design management applied to a project level but not in a corporate level.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/75916
Arquivos Descrição Formato
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