Repositório Digital

A- A A+

Profissional da assistência, profissional da gestão e a prática de preceptoria : relatos sobre um processo reflexivo

.

Profissional da assistência, profissional da gestão e a prática de preceptoria : relatos sobre um processo reflexivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Profissional da assistência, profissional da gestão e a prática de preceptoria : relatos sobre um processo reflexivo
Autor Haertel, Martha Lettnin
Orientador Dallegrave, Daniela
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Formação
Residência
Saúde
Resumo O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de construção da função de ser Preceptor, associada as funções de Coordenadora e Psicóloga de um CAPS-ad no município de São Lourenço do Sul. Daí porque a escolha do tema, a partir do momento que escolhi aceitar o desafio de ser Preceptora, afinal não sabia que competências eram necessárias para desempenhar tal função.Inicio descrevendo sobre a forma como foi se desenhando a implantação de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental descentralizada, descrevendo de que forma os residentes foram distribuídos nos serviços.O relato foi em cima de situações do cotidiano do CAPS, descrevendo a forma como os Residentes e Equipe foram se tornando uma Equipe única. Procuro trazer situações e reflexões a cerca deste primeiro ano de Residência, potencialidades e dificuldades encontradas. Principalmente o processo de transformação vivido no Serviço. Acredito que o meu trabalho contribuirá com outros profissionais que irão viver a RESIDÊNCIA em seus municípios para que possam ter um desenho dos diferentes momentos vividos dentro do CAPS-ad. Descrevo as principais contribuições dos residentes, a implantação da Educação Permanente como um dispositivo de trabalho, a reorganização dos processos de trabalho, a qualificação das reuniões de equipe, a saída do CAPS para o território e a implantação de novas oficinas.Concluo descrevendo a principal transformação provocada pelos residentes, a transformação vivida por uma profissional há nove anos no serviço, que se permitiu se desconstruir e construir novamente, a partir dos momentos de Preceptoria, contribuindo com mudanças qualitativas também nas funções de coordenadora e psicóloga do CAPS-ad.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/76064
Arquivos Descrição Formato
000892615.pdf (232.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.