Repositório Digital

A- A A+

Residência integrada em saùde : e o que está sendo produzido pelos atores imersos nesta realidade

.

Residência integrada em saùde : e o que está sendo produzido pelos atores imersos nesta realidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Residência integrada em saùde : e o que está sendo produzido pelos atores imersos nesta realidade
Autor Farias, Vera Celina Candido de
Orientador Bavaresco, Caren Serra
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Produção científica
Residência
Resumo A formação profissional, em nível de pós-graduação latu sensu tem sido uma estratégia importante na área de formação de recursos humanos para o SUS. A orientação para esta formação já vem definida pela constituição de 1988 (Constituição cidadã), que inaugura o marco de defesa de direitos e enfrentamento legal por parte do estado brasileiro das desigualdades sofridas por parcela significativa da população. Desta forma avaliamos pertinente estudar a produção cientifica do Residente da Residência Integrada em Saúde – RIS do Grupo Hospitalar Conceição buscando identificar nestas produções o olhar critico do Residente sobre sua formação, assim nosso objetivo foi pesquisar TCRs/ Artigos de conclusão da especialização , que estejam discutindo o processo de formação na modalidade de ensino em serviço proposta da – RIS, entendemos assim possibilitar a identificação de fragilidades e/ou potencialidades a partir da vivência do residente nos espaços onde realizou sua formação. Neste sentido nosso objetivo foi o de buscar nas produções dos residentes, desde o início desta modalidade no GHC (2004), temas que tenham a RIS como a centralidade do trabalho possibilitando-nos na análise destes identificar sua critica sob este processo, seu olhar em relação ao vivido e se propostas e sugestões estão partindo destes jovens profissionais em relação a este tipo de formação, pois, acreditamos que dar visibilidade a estas construções teóricas enriquecidas pela prática construída no cotidiano poderá contribuir como mais uma ferramenta a fazer frente á conjuntura hegemônica de formação dos profissionais de saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/76069
Arquivos Descrição Formato
000892649.pdf (459.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.