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dc.contributor.advisorKlein, Carinpt_BR
dc.contributor.authorNarciso, Denise Borbapt_BR
dc.date.accessioned2013-07-23T01:44:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76123pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma revisão integrativa inspirada em Cooper, com objetivo de compreender por meio da pesquisa bibliográfica as contribuições e os desafios que uma prática interdisciplinar proporciona na formação dos profissionais de saúde e a contribuição da aplicação deste modelo, para a formação do residente em equipe multiprofissional. Para coleta de dados foram utilizados os descritores interdisciplinaridade e ensino em serviços de saúde nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Lume - Repositório Digital da UFRGS e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão são artigos sobre ações interdisciplinares na área da educação e formação em serviços de saúde, com publicação no período de 2000 a 2012 no Brasil. Este estudo evidenciou que os serviços de saúde vêm buscando criar espaços para o trabalho em equipe multiprofissional, reconhecendo o potencial de aprendizagem desenvolvido neste modelo de trabalho e estão realizando ações de saúde similares tendo a integralidade da assistência como o caminho para a interdisciplinaridade. Evidenciou também, que há dificuldades com a proposta interdisciplinar porque além de estar em constante desenvolvimento, sofre influencia das subjetividades dos sujeitos, da complexidade dos problemas de saúde da população, dos movimentos políticos bem como da necessidade de readequação da formação dos profissionais de saúde para trabalhar no SUS.pt_BR
dc.description.abstractThis work is inspired by an integrative review Cooper, aimed at understanding through literature research contributions and challenges provides an interdisciplinary practice in the training of health professionals and the contribution of applying this model to the formation of resident multidisciplinary team . Data collection was researched articles dealing with interdisciplinary teaching and health services in the databases of Scientific Electronic Library Online (SciELO), Lume - Repository of UFRGS and the Virtual Health Library. Inclusion criteria are articles on interdisciplinary actions in education and training in health services, with publication in the period from 2000 to 2012 in Brazil. This study showed that health services have sought to create spaces to work in multidisciplinary team, recognizing the potential learning model developed in this work and are performing actions similar health with comprehensive care as the way to interdisciplinarity. Also showed that there are difficulties with the proposed interdisciplinary because besides being in constant development, suffers influence of the subjectivity of individuals, the complexity of the health problems of the population, political movements and the need to readjust the training of health professionals to working in the National Healt Sistem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectHealthen
dc.subjectResidênciapt_BR
dc.titleModelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892632pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdept_BR


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