Repositório Digital

A- A A+

Educação física : formação, inserção e práticas em equipes de saúde

.

Educação física : formação, inserção e práticas em equipes de saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação física : formação, inserção e práticas em equipes de saúde
Autor Kich, Rosecler Tavani
Orientador Rossoni, Eloá
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Educação física
Interdisciplinaridade
Residência
Resumo Este estudo objetivou identificar de forma exploratória e descritiva como vem ocorrendo a inserção, a formação e as práticas dos profissionais de Educação Física nos serviços de saúde, a partir de publicações nos últimos 10 anos. Foram catalogados e analisados 30 trabalhos. Constatou-se que 17% dos trabalhos são estudos teóricos, 43% envolvem atividades práticas/físicas com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou funcionários de instituições, 23% são pesquisas sobre formação na graduação e residência multiprofissional e 17% analisam a inserção e as intervenções dos profissionais de Educação Física nos serviços de saúde. Do total de trabalhos lidos, 77% referem-se a práticas no atendimento a população. Observa-se que há um predomínio de estudos voltados para a inserção da Educação Física em serviços de saúde mental (n=10) e atenção básica (n=10). Constatou-se que 53% dos trabalhos contemplam equipe multiprofissional, 23% não tem especificação profissional e 23% foram com equipe uniprofissional. Os estudos sobre formação na graduação e residência multiprofissional apresentavam uma preocupação com o fato dos currículos contemplarem saúde coletiva e estágios nos serviços. Através destes dados percebe-se que a Educação Física vem ampliando a sua inserção no SUS, no entanto, se faz necessário continuar investindo nesta ampliação, tanto na área da prevenção como na recuperação da saúde. Constata-se a necessidade de integração permanente entre as instituições de formação com os serviços, de forma que seus currículos formem profissionais que consigam atuar no campo da atenção a saúde de forma integral.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/76125
Arquivos Descrição Formato
000893005.pdf (386.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.