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Processo de identificação em comunidades da agricultura familiar : da linguagem verbal à visual

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Processo de identificação em comunidades da agricultura familiar : da linguagem verbal à visual

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Título Processo de identificação em comunidades da agricultura familiar : da linguagem verbal à visual
Autor Porto, Renata Gastal
Orientador Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Agricultura familiar
Design gráfico
Design social
Identidade
Mulher
[en] Family farming
[en] Identification
[en] Social design
[en] Women’s earth
Resumo Esta pesquisa trata fundamentalmente das possibilidades do Design agir no processo de valorização e fortalecimento de comunidades, em específico no setor da agricultura familiar, por meio da representação gráfico-visual da identidade desses sujeitos. A hipótese é que o modo de distribuição dos agricultores nas terras desapropriadas pelo Incra, associada a problemática da fragmentação das identidades na contemporaneidade, podem ser causas para a falta de coesão entre os sujeitos, refletindo na questão da identidade coletiva. Assim, o objetivo é desenvolver um procedimento para a representação gráfico-visual da identificação das Mulheres da Terra por meio de um mosaico conceitual. Para a coleta de dados são adotadas duas técnicas, as histórias de vida, que têm como tema central a identidade, onde se busca compreender a trajetória biográfica de cada membro; e aplicação de questionário, que aborda questões sobre a individualidade dos sujeitos e as suas relações com o ambiente e o próximo. Na fase de interpretação dos dados se faz a síntese dos termos, conceitos e palavras similares ou sinônimas encontradas no conjunto do material. Aplica-se a técnica de análise linguística denotativa aos conceitos previamente definidos, reunindo-se os elementos necessários para construção o mosaico conceitual. A pesquisa indica que por essas mulheres serem constituídas de diversidades culturais, tradições, linguagens e de suas histórias particulares, as identidades são genuinamente híbridas. Acredita-se que o fato das mulheres serem originárias de diversas regiões, reforça a questão da problemática da fragmentação das identidades na contemporaneidade. Sobre o produto final, o mosaico visual, ainda que tenha se utilizado uma estrutura formal que remeta à composição de mosaico conhecida, a peça gráfica se relaciona com a concepção de quebra cabeça associada a de mosaico científico. Por fim, o Design por meio de práticas conjuntas, pode agir de modo a facilitar essas relações de encontrar os pontos em comum e distintivos que configuram cada uma das pessoas, de modo a mostrar graficamente no que se constitui essas identidades, ainda que estas não sejam finalizadas.
Abstract This research deals fundamentally with the possibilities of Design act in the process of recovery and strengthening communities, specifically in family farming sector, through graphic-visual representation of the identity of these individuals. The hypothesis is that the mode of distribution of farmers on the land expropriated by Incra associated to the problematic of fragmentation of identities in contemporaneity, can be causes for the lack of cohesion among the subjects, reflecting on the issue of collective identity. So, the objective is to develop a proceeding for representing graphic-visual identification of farmers group Women’s Earth through a conceptual mosaic. For data collection, two techniques are adopted: life stories, whose central theme is identity, where one seeks to understand the life histories of each member; and a questionnaire, which addresses questions about the individuality of the subjects and their relationships with the environment and the next. At the stage of data interpretation becomes the synthesis of terms, concepts and similar words or synonyms found throughout the material. Applies the technique of denoting linguistic analysis to the concepts previously defined, gathering the information necessary to construct the mosaic concept. The research indicates that these women are made of cultural diversity, traditions, languages and their particular histories, soon the identities are genuinely hybrid. It is believed that the fact that women are originating from different regions, reinforces the problematic question of fragmentation of identity in contemporary life. On the final product, the visual mosaic, although it has a formal structure used to refer to the composition mosaic known, the graphic part is related to the conception of a puzzle associated with mosaic scientific. Finally, the Design through joint practices may act to facilitate these relationships to find common points and badges that shape each person in order to show graphically what constitutes these identities, although these do not are finalized.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/76180
Arquivos Descrição Formato
000882939.pdf (11.69Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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