Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavedon, Neusa Rolitapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Wagner Rochapt_BR
dc.date.accessioned2013-07-25T01:44:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76204pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga o encontro de diversas culturas profissionais, alicerçado no conceito de interculturalidade, o qual pressupõe uma convivência e troca de culturas de indivíduos oriundos de diversos estados ou países com as culturas de indivíduos nativos em um mesmo espaço organizacional. Tal conceito ultrapassa o encontro multifacetado dessas variadas culturas. Dessa forma buscou-se analisar o tema dentro de uma instituição federal de ensino superior na cidade de Caruaru, localizada no agreste pernambucano, região que se construiu em torno de um comércio e, que gerou na cidade onde foi instalada a instituição, a Feira de Caruaru. Ressalta-se que a interculturalidade, para esse estudo, originou-se da mobilidade dos sujeitos dentro do próprio país. Ao abordar o assunto, utilizou-se a disciplina Antropologia para embasar teoricamente o estudo das culturas em um âmbito macro e norteando sobremaneira as conclusões da presente pesquisa. Em um âmbito micro, os alicerces teóricos acerca das culturas organizacionais privadas e, sobremaneira públicas, propuseram discussões pertinentes ao tema. No intuito de atingir os objetivos do estudo ora apresentado, empregou-se um estudo de natureza qualitativa e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 sujeitos – docentes e técnicos-administrativos - da instituição denominada Centro Acadêmico do Agreste (CAA), unidade pertencente à Universidade Federal de Pernambuco. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo e suas falas geraram categorias discutidas por meio do referencial teórico apresentado ao longo do texto. Os resultados apontaram que, além das culturas profissionais dos sujeitos apresentarem as três perspectivas dos estudos de Martin (1992) - descritas como cultura integrada, diferenciada e fragmentada - delineou-se uma construção nascente de culturas específicas do espaço se esforçando para se sobrepor frente às culturas da instituição que originou o CAA, que é a Universidade Federal de Pernambuco. O encontro das culturas profissionais dos nativos e estrangeiros proporcionou um choque de culturas e assinalou dificuldades e facilidades em diversos momentos. Ademais, a presente pesquisa corroborou com as conclusões de estudos já elaborados que ressaltaram o respeito às culturas locais e estrangeiras como requisito essencial para um bom convívio entre os atores organizacionais em diversas instituições de cunho privado e/ou público.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the encounter of different professional cultures, based on the concept of interculturalism, which assumes coexistence and exchange of cultures of individuals from different states or countries with cultures of native people in the same space organizational. This concept goes beyond the purpose of such meeting different cultures. Thus we sought to examine the topic in a higher learning federal institution in the city of Caruaru, located in rural Pernambuco region, which was built around a trade, and generated in the city where the institution has been installed, the Caruaru Fair. It is emphasized that interculturalism, for this study, originated from the mobility of individuals within the country. In addressing the issue, we used the discipline Anthropology to explain theoretically the study of cultures in a macro context and guiding greatly the conclusions of this research. In a micro context, the theoretical foundations of organizational cultures on private and, public greatly, proposed discussions related to the theme. In order to achieve the objectives of the study presented here, we used a study of qualitative and semi-structured interviews were conducted with 14 individuals - teachers and administrative technicians – from the institution called Centro Acadêmico do Agreste (CAA), a unit belonging to the Universidade Federal de Pernambuco. The interviews were analyzed using content analysis and their lines generated categories discussed through the theoretical framework presented in the text. The results showed that, in addition to the professional cultures of subjects presenting the three perspectives of studies of Martin (1992) - identified as integrated culture, differentiated and fragmented -, was outlined a construction rising crop specific space striving to overlap the front cultures of the institution that originated the CAA, which is the Universidade Federal de Pernambuco. The meeting of native and foreign professionals cultures provided a clash of cultures and pointed out difficulties and facilities at various times. Furthermore, this study corroborated the findings of studies already done that emphasized respect for local cultures and foreign as an essential requirement for a good interaction between organizational actors in various donor private and / or public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultureen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidades publicas federais : Brasilpt_BR
dc.subjectOrganizational culturesen
dc.subjectPublic universitiesen
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleConstrução (Inter) cultural em uma instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000893562pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples