Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorBarths, Gefersonpt_BR
dc.date.accessioned2013-07-26T01:45:35Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76240pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema central as Redes de Organizações por Articulação Conceitual (ROACs). Em perspectiva da gestão de marcas, aborda-se nesta pesquisa a constituição de uma rede de organizações articuladas pela noção de sustentabilidade (ROAC – Braskem/Sustentabilidade). Nesse sentido, as questões que norteiam a investigação são as seguintes: Como a comunicação, materializada nos sites institucionais das denominadas “marcas verdes”, constitui-se em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual (a rede a partir da marca Braskem)? Como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade? O principal objetivo é o de verificar, nos sites institucionais das “marcas verdes”, como a comunicação se constitui em processo dinamizador da Rede de Organizações por Articulação Conceitual e como essa estratégia potencializa o discurso da sustentabilidade. A pesquisa compreendeu revisão bibliográfica das noções de comunicação organizacional e imagem-conceito (BALDISSERA, 2004; 2008), ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2001), ideia de rede pelas concepções de Castells (1999), Fragoso; Recuero e Amaral (2011) e Vale (2007), capital e poder simbólicos (BOURDIEU, 1998b) e marca e sua gestão, apropriando-se, particularmente, da concepção de Perotto (2007) de marca como enunciação. Além disso, como procedimentos metodológicos empregou-se, no estudo empírico, a análise interpretativa de documentos sob a perspectiva da semiótica aplicada (SANTAELLA, 2007). Como principais resultados, tem-se que as organizações, quando articuladas em rede pelo conceito da sustentabilidade, têm seu discurso potencializado e legitimado pela mediação e reafirmação discursiva realizada pelas outras organizações. Além disso, são beneficiadas pela circulação e associação simbólicas positivas proporcionadas pela comunicação, tendendo a lhes conferir mais visibilidade e credibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as its main theme, the Networks of Organizations by Conceptual Articulation (NOCAs). In branding perspective, this research approaches the creation of a network of organizations articulated by the notion of sustainability (NOCA – Braskem/Sustainability). In this sense, the questions that guide this work are the following: How communication embodied in institutional sites called “green brands”, is constituted as a facilitator process of the Network of Organizations by Conceptual Articulation (the network from the brand Braskem)? How this strategy enhances the sustainability discourse? The main objective is to verify, in institutional sites of “green brands”, how communication is constituted as a facilitator process of the Network of Organizations by Conceptual Articulation and how this strategy enhances the sustainability discourse. The research includes literature review of the concepts of organizational communication and image-concept (BALDISSERA, 2004; 2008), discursive ethos (MAINGUENEAU, 2001), ideas of networks from Castells conception (1999), Fragoso; Recuero and Amaral (2011) and Vale (2007), capital and symbolic power (BOURDIEU, 1998b) and brand and its management, appropriating particularly, of the conception of Perotto (2007) of brand as annunciation. Moreover, as methodological procedures, were employed in empirical study, the interpretative analysis of documents under the perspective of applied semiotics (SANTAELLA, 2007). As main results, when organizations are conducted with the concept of sustainability, have enhanced and legitimized their speech, by the discursive mediation and reaffirmation held by other organizations. In addition, they have the benefit of symbolic movement and positive association, tending to give them more visibility and credibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectNetworks of organizations by conceptual articulationen
dc.subjectBrandingen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectBraskemen
dc.titleComunicação organizacional e branding : a rede de organizações por articulação conceitual Braskem/sustentabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000893525pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples