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dc.contributor.advisorFonseca, Virginia Pradelina da Silveirapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Luiz Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2013-07-30T01:45:18Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76367pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os sentidos produzidos pela narrativa jornalística das quatro maiores revistas semanais de informação brasileiras –Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital – sobre Oriente, Islã, árabes e muçulmanos. Investiga a forma como o jornalismo de revista é atravessado por dizeres preexistentes, externos ao texto, a respeito do assim chamado Oriente. Tomando a Análise de Discurso de extração francesa(AD) como dispositivo analítico, estuda se e de que forma as revistas semanais de informação produzem e põem em circulação uma mirada orientalista sobre eventos e personagens, conforme noção cunhada por Edward Said (1990) para designar o discurso que articula saberes relacionados ao Oriente produzidos e organizados no Ocidente por distintas instâncias de poder (colonial e imperial, cultural, político, simbólico).pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyses meanings produced by journalistic narratives of the four main weekly information magazines in Brazil – Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital – related to East, Islam, Arabs and muslims. It investigates the form in which magazine news is crossed by pre-existent sayings, external to the text, on the subject of the so-called East. Taking Discourse Analysis of French extraction (AD) as analytic tool, it researches if and how the weekly information magazines product and puts in circulation an orientalist outlook on events and characters, taking the notion developed by Edward Said (1990) to define the discourse that articulate knowledges related to East which are produced and organized in the West by various instances of power (colonial and imperial, cultural, political, symbolic).en
dc.description.abstractEl presente trabajo analisa los sentidos producidos por la narrativa periodistica de las cuatro más grandes revistas semanales de información brasileñas –Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital – sobre Oriente, Islan, árabes y musulmanes. Investiga la forma como el periodismo de revista es cruzado por decires preexistentes, exteriores al texto, sobre el llamado Oriente. Tomando la Análisis de Discurso de extracción francesa (AD) como dispositivo analítico, estudia si y de que forma las revistas semanales de información producen y ponen em circulación una mirada orientalista sobre eventos y personajes, conforme noción desarrollada por Edward Said (1990) para designar el discurso que articula saberes referentes al Oriente producidos y organizados en el Ocidente por distintas instancias de poder (colonial y imperial, cultural, político, simbolico).es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectEasten
dc.subjectRevistas : Brasilpt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectOrientalismen
dc.subjectNarrativa jornalísticapt_BR
dc.subjectPeriodismoes
dc.subjectOrientees
dc.subjectAnalisis de discursoes
dc.subjectOrientalismoes
dc.titlePaisagens obsessivas : o discurso orientalista nas revistas semanais de informação brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000894045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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