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dc.contributor.advisorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorDutra-Thomé, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2013-08-01T02:41:06Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76534pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investigou a transição para a vida adulta em jovens de diferentes níveis socioeconômicos (NSE) no sul do Brasil, e objetivou identificar a existência ou não do fenômeno chamado adultez emergente (AE) no sul país. A amostra foi composta de 547 jovens, residentes em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, entre 18 e 29 anos (M = 22 anos; IQ = 19-26), 196 (35,8%) homens, e 351 (64.2%) mulheres; de NSE baixo (n = 194, 35.5%) e alto (n = 353, 64,5%). O primeiro conjunto de estudos foi composto por análises estatísticas uni e multivariadas (Análise Fatorial, MANCOVA, e Regressões Múltiplas Moderadas). Os inventários examinados, IDEA e FESA, apresentaram nova estrutura fatorial, associadas a influências do contexto brasileiro e à necessidade de revisão das medidas originais. A AE mostrou-se mais provável de ocorrer em contextos de NSE alto. O grupo de NSE baixo apresentou tendência a assumir responsabilidades adultas precocemente, o que dificulta a experimentação de um período mais exploratório de suas identidades. A dimensão Foco em si mesmo na amostra brasileira foi associada com o processo gradual dos participantes construírem uma base para sua vida adulta; e também a uma orientação mais individualista. A análise temática desenvolvida no estudo qualitativo identificou a presença das cinco principais características da AE e sua dimensão oposta, Foco nos outros, na amostra. Indivíduos de NSE alto descreveram uma transição para a vida adulta em harmonia com o que é observado em outros países industrializados. Indivíduos de NSE baixo apresentaram uma tendência diferente. A oportunidade de serem Focados em si mesmos e investirem na Exploração de sua identidade aconteceriam após um período de Foco nos outros.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated the transition to adulthood in Southern Brazilians from differing SES and aimed to examine whether or not the phenomenon of EA exists in the country. The sample included 547 individuals; residents in Porto Alegre, Rio Grande do Sul State, between 18 and 29 years old (M = 22 years; IQR = 19-26), 196 (35.8%) males, and 351 (64.2%) females, of low (n = 194, 35.5%) and high SES (n = 353, 64.5%). The first set of studies was composed of univariate and multivariate statistical analysis (Factor Analysis, MANCOVA, and Moderatared Multiple Regressions). The inventories examined, IDEA and FESA, presented a new factor structure, associated with Brazilian contextual influences and the necessity of reviewing the original measures. The EA phenomenon was more likely to be present in HSES contexts in Brazil. The LSES group trend to assuming adult responsibilities earlier blocks their opportunities of exploring diverse fields. The dimension Self-focused in the Southern Brazilian sample was associated with participants’ gradual process of building a foundation to adulthood, and also with a more individualistic orientation. The thematic analysis developed in the qualitative study identified the presence of the five main EA features and its counterpart, Other-focused in the sample. HSES individuals were more likely to experience the EA features in harmony with this transition in industrialized countries. LSES individuals presented a divergent trend. Their opportunity to be Self-focused and invest in their Identity Exploration would happen after an Other-focused period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdultopt_BR
dc.subjectEmerging to adulthooden
dc.subjectAdulto jovempt_BR
dc.subjectTransition to adulthooden
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectSocioeconomic statusen
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.titleEmerging adulthood in southerns brazilians from differing socioeconomic status : social and subjetive markerspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000886149pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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