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dc.contributor.advisorBalbo, José Tadeupt_BR
dc.contributor.authorNakahara, Suyen Matsumurapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:08:41Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7655pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo experimental sobre o desempenho de reforços de pavimentos asfálticos de uma via urbana com elevado volume de tráfego comercial pesado no município de São Paulo, monitorados durante quatro anos desde a mais recente restauração executada. A pesquisa envolveu o acompanhamento sistemático de seções pré-selecionadas na Avenida dos Bandeirantes, por meio de medidas de irregularidade longitudinal com um medidor tipo resposta bem como do trincamento superficial com o mapeamento e registros realizados em campo. A Avenida dos Bandeirantes é o principal corredor de interligação entre as vias localizadas no Oeste do Estado de São Paulo com o Porto de Santos, absorvendo 58% do total de veículos que passam pela Região Metropolitana, totalizando aproximadamente de 250.000 veículos/dia (em ambos os sentidos), sendo destes, cerca de 20.000 caminhões. Com base em dados levantados em campo e em projetos de restauração anteriormente realizadosforam desenvolvidos modelos empíricos de previsão de desempenho dos reforçosde pavimentos asfálticos,levando em consideração fatores relevantes para seu comportamento. Para isto, foram testados modelos lineares com diferentes estruturas de covariância e também modelos de regressão logística, que ao final mostraram-se mais conservadores que aqueles empregados na previsão de desempenho do programa HDM-4, para as condições do problema, no que tange à evolução do trincamento. No caso de previsão de irregularidade, observaram-se resultados similares entre os modelos desenvolvidos e aqueles preconizados pelo programa HDM-4. Fornecer suporte para decisões relacionadas à gerência de manutenção de pavimentos urbanos de grandes metrópoles e considerar modelos estatísticos ainda pouco utilizados para prever desempenho foram as principais contribuições buscadas durante a realização da pesquisa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectEnsaios (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPavimentação urbanapt_BR
dc.subjectBandeirantes, Avenida dos (São Paulo, SP)pt_BR
dc.titleEstudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coHo, Linda Leept_BR
dc.identifier.nrb000550793pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de São Paulopt_BR
dc.degree.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.degree.programPrograma [de Pós-Graduação em ] Engenharia de Transportespt_BR
dc.degree.localSão Paulo, BR-SPpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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