![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/7671
Título | Cuidado e sustentação da vida : a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras |
Autor |
Feitosa, Débora Alves
|
Orientador |
Dorneles, Malvina do Amaral
|
Data | 2005 |
Nível | Doutorado |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
Assunto |
Antropologia educacional
Cotidiano Cuidado Educação popular Galpão de Reciclagem Rubem Berta. Lixo urbano Mulher Mulher recicladora Porto Alegre (RS) Reciclagem Relação de gênero Relação de trabalho Relação social |
Resumo | Esta Tese se propôs descrever o Cotidiano de um galpão de separação de resíduos sólidos urbanos, apresentando as ações e as relações entre os sujeitos, compreendidas como atitudes de Cuidado. A investigação foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, descrevendo como o grupo investigado estabelece em seu interior relações sociais, relações de trabalho e relações de gênero. A descrição do Cotidiano do Galpão Rubem Berta mostrou como este grupo se organiza, mostrou como se manifestam as atitudes de Cuidado entre as mulheres e de que modo esta dimensão pode ser percebida na atividade que realizam. Como resultado, foi possível afirmar que a Educação Popular é uma interface do universo do Galpão, um espaço mediador de aprendizagens e de construção de saberes, sistematizados a partir da convivência e visibilizados nas relações e nas ações das mulheres recicladoras. Para fundamentar teoricamente esta Tese, recorri às contribuições de Michel Maffesoli, Georg Simmel, Martin Heidegger, Carlos Rodrigues Brandão, dentre outros autores, que favoreceram a compreensão desse grupo desde uma perspectiva que valoriza a efervescência e a vitalidade nas relações sociais. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica que se aproxima e se reconcilia com a vida, tendo-a como uma obra de arte em criação permanente. |
Tipo | Tese |
URI | http://hdl.handle.net/10183/7671 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000551255.pdf (932.7Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License