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Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção brasileira

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Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção brasileira

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Título Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção brasileira
Outro título Study on the introduction of design management in the product development process of brazilian clothing companies
Autor Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Kauling, Graziela Brunhari
Resumo O Design geralmente é associado ao fator estético e funcional dos produtos. No entanto, desde os anos 90, este conceito mudou e o significado deste termo se tornou mais abrangente. Atualmente, essa palavra está associada a fatores estratégicos dentro das organizações. O objetivo desta pesquisa visa estudar a inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção, situadas no Brasil. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar como as empresas de confecção em Araranguá, no estado de Santa Catarina - Brasil, introduzem o design em seus processos. A análise foi realizada através de uma comparação com o Modelo de Gestão de Design apresentado pelas autoras Bruce; Cooper e Vazquez como um elemento norteador da pesquisa. A amostra englobou cinco empresas desenvolvedoras de produtos de moda, cuja a análise qualitativa dos dados resultou em sugestões de melhoria para cada empresa pesquisada.
Abstract Design management: Although design has traditionally been associated with the aesthetic and functional, since the 90s this concept has evolved to have a much more comprehensive significance. Presently this term has come to include organizational strategic functions such as the elements Briefing, Sourcing and Evaluating described in “Design Management Model” by Bruce, Cooper and Vasquez (1999). The goal of the present research is to study the introduction of current concepts of design management in the product development process of Brazilian clothing companies in Araranguá, Santa Catarina – Brazil. The extent of introduction of the concepts was analyzed via comparison using as a guide the Design Management Model proposed by Bruce et al (1999). A sample of five companies, developers of fashion products, which are representative of those in the area, was evaluated. The qualitative data analysis, of the data obtained using a semi-structured interview, allowed elaboration of suggestions for improvement for each company studied.
Contido em Estudos em design. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n.2 (2011), [20] f.
Assunto Desenvolvimento de produto
Gestão do design
Indústria da moda
[en] Design management
[en] Fashion companies
[en] Fashion design
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/76841
Arquivos Descrição Formato
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