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dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorKauling, Graziela Brunhaript_BR
dc.date.accessioned2013-08-09T01:45:19Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0104-4249pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76841pt_BR
dc.description.abstractO Design geralmente é associado ao fator estético e funcional dos produtos. No entanto, desde os anos 90, este conceito mudou e o significado deste termo se tornou mais abrangente. Atualmente, essa palavra está associada a fatores estratégicos dentro das organizações. O objetivo desta pesquisa visa estudar a inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção, situadas no Brasil. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar como as empresas de confecção em Araranguá, no estado de Santa Catarina - Brasil, introduzem o design em seus processos. A análise foi realizada através de uma comparação com o Modelo de Gestão de Design apresentado pelas autoras Bruce; Cooper e Vazquez como um elemento norteador da pesquisa. A amostra englobou cinco empresas desenvolvedoras de produtos de moda, cuja a análise qualitativa dos dados resultou em sugestões de melhoria para cada empresa pesquisada.pt_BR
dc.description.abstractDesign management: Although design has traditionally been associated with the aesthetic and functional, since the 90s this concept has evolved to have a much more comprehensive significance. Presently this term has come to include organizational strategic functions such as the elements Briefing, Sourcing and Evaluating described in “Design Management Model” by Bruce, Cooper and Vasquez (1999). The goal of the present research is to study the introduction of current concepts of design management in the product development process of Brazilian clothing companies in Araranguá, Santa Catarina – Brazil. The extent of introduction of the concepts was analyzed via comparison using as a guide the Design Management Model proposed by Bruce et al (1999). A sample of five companies, developers of fashion products, which are representative of those in the area, was evaluated. The qualitative data analysis, of the data obtained using a semi-structured interview, allowed elaboration of suggestions for improvement for each company studied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em design. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 2 (2011), [20] f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectFashion companiesen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectIndústria da modapt_BR
dc.subjectFashion designen
dc.titleEstudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção brasileirapt_BR
dc.title.alternativeStudy on the introduction of design management in the product development process of brazilian clothing companies en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000893023pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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