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O comportamento do consumidor de carne ovina e sua percepção de qualidade por meio de pistas e atributos

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O comportamento do consumidor de carne ovina e sua percepção de qualidade por meio de pistas e atributos

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Título O comportamento do consumidor de carne ovina e sua percepção de qualidade por meio de pistas e atributos
Autor Mercio, Thomaz Zara
Orientador Barcellos, Julio Otavio Jardim
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Carne
Consumo alimentar
Ovino
Qualidade
[en] Consumer
[en] Lamb meat
[en] Quality
Resumo O objetivo do presente trabalho foi analisar o comportamento do consumidor de carne ovina considerando a percepção de qualidade através das pistas e atributos de qualidade. Foram utilizados dois métodos de entrevistas: presencial com consumidores de uma loja especializada em carnes na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, e questionários online. Ao total, foram entrevistadas 207 pessoas, sendo que 100 responderam o questionário no formato presencial e 107 no formato online. O questionário aplicado nas entrevistas foi classificado como estruturado e possuía cinco partes. A primeira, relacionada ao hábito de consumo de carnes de uma maneira em geral, a segunda parte, ao hábito de consumo da carne ovina, a terceira, relacionada ao hábito de consumo dos compradores de carne ovina, a quarta parte, sobre os estilos de vida dos entrevistados e a quinta e última referente a características sóciodemográficas. A terceira parte era apenas respondida por aqueles consumidores que também eram compradores de carne ovina. A análise estatística foi realizada por meio do software Standards Aligned System SAS/STAT 9.2, a partir do procedimento GLIMMIX (GLMM) (SAS, 2008). Inicialmente foi feita uma distribuição de frequência dos dados obtidos e posteriormente, foi analisada a possibilidade da formação de Clusters. Para a caracterização e melhor descrição de cada cluster utilizou-se a Análise Discriminante (STEPDISC), porém a estatística mostrou que não havia o nível de confiança suficiente para a formação de clusters. Na continuação da análise, foi realizada uma correspondência (The CORRESP procedure) e por último uma regressão estatística entre as variáveis, frequência de consumo e faixa etária, correlacionando a informação com as perguntas relacionadas aos atributos de qualidade. Os resultados obtidos demonstram uma tendência da carne ovina ser consumida pelo sexo masculino. No momento da compra, os homens e aqueles entrevistados que se encontraram na faixa etária de 31 a 40 anos possuíam maior disposição em participar na compra de carnes. As pistas de qualidade mais importantes nos atributos de busca em relação à frequência de consumo foram a cor e a gordura externa, e as que foram consideradas de mais baixa importância foram a marca e a propaganda. Nos atributos de confiança, a origem e a categoria do animal foram as mais importantes em relação à frequência de consumo. A influência da idade na percepção dos atributos de busca segue o mesmo comportamento da frequência de consumo, destacando que a gordura possui uma importância maior nas faixas etárias mais jovens. No caso dos consumidores com mais idade, estes dão maior importância para a embalagem e para as variedades de cortes. No atributo de confiança, as quatro pistas de qualidade possuíram maior importância para os consumidores mais jovens e as pistas de experiência seguem o mesmo comportamento.
Abstract The aim of this study was to analyze the consumer behavior of lamb meet considering the perception of quality cues and its quality attributes. Two interview methods were used: face-to-face interviews with consumers of a butcher boutique located in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, and online questionnaires. In total, 207 people were interviewed in which 100 people answered the face-to-face questionnaire and a 107 the online questionnaire. The questionnaire applied in the interviews is classified as structured and owns five chapters. The first one related to the habits of meat consume in a general way, the second chapter, considers the habits of lamb meat consume, the third chapter, regards the habits of lamb consume buyers, the fourth chapter, investigates about interviewers lifestyle and the fifth and last chapter refers to socio demographic characteristics. The third chapter was only answered by those consumers who actually were also buyers of lamb meet. The statistical analysis was performed using the Standards Aligned System software SAS / STAT 9.2, The GLIMMIX Procedure (GLMM) (SAS, 2008). Initially, a frequency distribution of data obtained was made and subsequently the possibility of forming clusters analyzed. To better characterize and descript clusters the Discriminant Analysis (STEPDISC) was used, however, statistical shows there was no sufficient confidence level for the formation of clusters. In further analysis, we performed a data correspondence (The CORRESP procedure) and finally a statistic regression between variables, frequency of meat consumes and age group, correlating the information with the questioning related to the quality attributes. The results show that there is a trend in lamb consume that are higher between male sex representatives. At the specific moment of purchase, men and those respondents who are within the age group of 31 to 40 years have a higher willingness to participate in the purchase of meat. The quality cues most important in search quality attributes regarding the frequency of consumption were the color and external fat and those considered of lower importance were branding and advertising. In confidence attributes, origin and animal category were the most important in relation to the frequency of consumption. The influence of age in the perception of search attributes follows the same behavior of frequency of use, highlighting that fat having a great importance within the younger age groups. For older consumers, the packaging and to the varieties of cuts have greater importance. When analyzing confidence attributes, the four quality cues are the ones with greater importance to youngest consumers group and the experience cues follows the same behavior.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/76843
Arquivos Descrição Formato
000893873.pdf (1.092Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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