Repositório Digital

A- A A+

Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar

.

Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Para além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinar
Autor Pinto, Maria Salete Melo Martins
Orientador Biazus, Maria Cristina Villanova
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Arte : Educação
Educação artística : Ensino fundamental : Ensino médio
Interdisciplinaridade
Resumo Esta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77075
Arquivos Descrição Formato
000895388.pdf (8.108Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.