Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBiazus, Maria Cristina Villanovapt_BR
dc.contributor.authorPinto, Maria Salete Melo Martinspt_BR
dc.date.accessioned2013-08-15T01:44:56Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77075pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia está sendo proposta como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e busca explicitar o desenvolvimento e compartilhamento de uma intervenção artístico/ pedagógica analisada através de um olhar como artista e como professora. A caminhada pedagógica vem sendo trilhada há mais de quinze anos, embora nunca tenha se perdido a percepção e o fazer de artista. O olhar em partilha abarcando a ambos sempre favorece a leitura e a transcrição pedagógica dos fatos e ações que envolvem o objeto de trabalho. No texto se relata rapidamente a experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio – referente aos anos de 2009 a 2011, no Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre/ RS que parte, inicialmente da Cartografia artística do Bairro, chegando a seu desmembramento final com o atual Projeto Para Além do Jardim, realizado em 2012. O projeto coloca-se como uma tentativa de significar a Arte no espaço pedagógico como elemento importante na formação de um ser, usando o processo poético da artista-professora como suporte para criação e compartilhamento da experiência vivencial. Em síntese, no projeto almejou-se construir através da revitalização do jardim da escola um ponto de convergência dos olhares e reflexões com, de e para toda a comunidade. A convivência, envolvendo o diálogo com outros saberes e fazeres e as experiências propostas instiga a reflexão sobre o processo criativo e, ao buscar a compreensão e alternativas possíveis para a partilha, isso também retroalimenta o processo poético fazendo-o impulsionar a prática docente, ao gerar um círculo positivo, instigante e infinito de descobertas. Afirma-se que o Projeto Para Além do Jardim que está sendo focalizado neste texto representa muito mais do que apenas uma revitalização estética do espaço, pois se apresenta com a ambição de tornar-se um território compartilhado de experiências significativas para os alunos e alunas, enfatizando uma nova concepção de aprender onde o desejo e a compreensão do seu significado são os ingredientes indispensáveis para uma formação completa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte : Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação artística : Ensino fundamental : Ensino médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titlePara além do jardim : as conexões entre saberes e fazeres na tecitura e tessitura de uma rede interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895388pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples