Repositório Digital

A- A A+

Cartografia da paisagem sonora do curta-metragem De Lá pra Cá

.

Cartografia da paisagem sonora do curta-metragem De Lá pra Cá

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cartografia da paisagem sonora do curta-metragem De Lá pra Cá
Autor Schuster, Mariana Mignot
Orientador Oliveira, Lizete Dias de
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto De Lá pra Cá (Filme)
Psicoacústica
Som
Trilha sonora
[en] Acoustic
[en] Cinema
[en] De lá pra cá film
[en] Psychoacoustic
[en] Soundscape
[en] Soundtrack
Resumo O som e a imagem constroem a narrativa no cinema. Efeitos sonoros, diálogos, música e o silêncio ‐ junto com a imagem ‐ compõem e transmitem significado à obra cinematográfica na sua totalidade. Tendo como objeto de estudo o curta‐metragem De Lá pra Cá, do cineasta Frederico Pinto, o presente trabalho cartografa os sons que compõem sua trilha sonora e verifica seu papel na narrativa fílmica a partir do conceito de Paisagem Sonora, em duas de suas dimensões, a acústica e a Psicoacústica. Objetiva‐se perceber em que medida a Paisagem Sonora influencia dramática e narrativamente na obra cinematográfica. Metodologicamente, após cartografar o som do curta‐metragem De Lá Pra Cá, identificou‐se as Paisagens Sonoras existentes no filme e seus papéis na construção narrativa. A cartografia e a análise sonora das cenas decompõem os sons do filme em seus diferentes atributos, possibilitando sua compreensão em diversos níveis. A análise e posterior interpretação da cartografia sonora de De Lá pra Cá permitiram concluir que diferentes Paisagens Sonoras o constituem, havendo uma predominância das hi‐fi sendo em alguns momentos contrapostas pelas lo‐fi. A Paisagem Sonora dá ritmo, provoca emoções, evoca sentimentos, gera tensões, tendo um importante papel narrativo.
Abstract The sound and image build a narrative film. Sound effects, dialogue, music and silence ‐ along with the image ‐ compose and transmit meaning to film in its entirety. With the short film De Lá pra Cá, of the filmmaker Frederico Pinto, as object of study this work makes a map of the sounds that compose its soundtrack and verifies its role in film narrative based on the concept of Soundscape in two of its dimensions, acoustics and Psychoacoustics. The objective is to verify how the Soundscape influences the drama and narrative of the film. Methodologically, after mapping the sound of the short film De Lá pra Cá, we identified the existing Soundscapes in the film and their roles in narrative construction. The mapping and analysis decompose the sounds of the film in its different attributes, allowing its understanding on several levels. The analysis and subsequent interpretation of the mapping of sounds of the De Lá pra Cá film allowed to conclude that it’s made by different Soundscapes, with a predominance of hi‐fi,and at times opposed by the lo‐fi. The Soundscape gives rhythm, triggers emotions, evokes feelings, generates tensions, having an important narrative role.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77089
Arquivos Descrição Formato
000892112.pdf (1.059Mb) Texto parcial Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.